sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atenção, Verdades Bombásticas: Cuidado Com Seu Filtro Solar!

Olá pessoas vaidosas. Que tal sair do seu mundo de ilusão? Hoje falaremos dos diversos problemas dos filtros solares brasileiros. Você já parou para pensar que seu filtro não te protege em nada ou quase nada dos raios solares mais perigosos, os UVA? Que seu filtro pode ter componentes cancerígenos proibidos em diversos países desenvolvidos do mundo? Reserve um tempo agora e mergulhe comigo neste texto que escrevi pautado em estudos que tem dado o que falar no Brasil, demorei muito para desenvolver esta postagem, você precisa saber a verdade!

Já á algum tempo o Dr. Lair Ribeiro (médico cardiologista/nutrólogo, autor de 35 (15 best sellers) livros, 25 dos quais são traduzidos para outros idiomas e disponíveis em mais de 40 países, na área de autoconhecimento e 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas) vem falando sobre vários problemas dos filtros solares brasileiros, despertando a atenção dos dermatologistas. Para facilitar a compreensão, separei por tópicos os problemas relatados não só por ele, mas também por órgãos de estudos e testes no Brasil que também apontam problemas sérios.

Os Problemas do UVA:

Os raios UVA são os que mais chegam na Terra, só para se ter ideia, o UVB chega 5% e o UVA 95%, o que realmente causa estragos na pele é o UVA, responsável pelo envelhecimento precoce, disfunção do metabolismo celular, etc. Vejam pelo gráfico ao lado, o UVA chegando até as camadas mais profundas, e o UVB não. Segundo o DR. Lair Ribeiro a maioria dos filtros solares brasileiros protegem apenas contra a exposição ao UVB . Quando compramos um protetor e na embalagem se tem escrito: FPS 30 UVA/UVB (exemplo), logo em seguida pode-se ler: amplo espectro ou largo espectro, isso é uma maneira de dizer que o FPS 30 é apenas para o UVB.

Para se medir o UVA é usado o PPD, que significa: Persistent pigment darkening, numa tradução livre fica: Escurecimento persistente dos pigmentos. O PDD muitas vezes, não tem especificação nos filtros solares ou é muito mais baixa em relação aos raios UVB.

Sendo assim, de nada adianta combater o foto envelhecimento usando filtros solares que não combatem os raios UVA, Combater os raios UVA é, de longe, uma das melhores maneiras de manter a pele mais jovem e equilibrada. Sempre dê preferência para os protetores que tenha a medida do FPS UVB (amplo espectro) e o UVA (PPD). Eu mesmo pesquisei alguns filtros que apresentam valores bem destacados do PPD, e eles sempre são mais baixos que os de amplo espectro, mas pelo menos tem proteção dos raios mais danosos para nossa pele, outros filtro solares dizem que tem proteção UVA, porém não dizem em lugar nenhum da embalagem o PPD correspondente ao raio A, muitos vêm escrito: Perfeito equilíbrio de proteção de raios UVA e UVB, e o resto como disse o Dr. Lair vem apenas escrito FPS "tal" de amplo espectro.

Fator de Proteção Muito Alto é Besteira:

A maneira de se explicar o que é FPS é muitíssimo complicado, então vou explicar de uma maneira bem simples: FPS na verdade determina o quanto de tempo você ficaria no sol sem sua pele envermelhar, vamos supor que sua pele comece a ficar vermelha em 20 minutos de baixo do sol sem proteção ( o tempo varia de pele pra pele) , o FPS 30 então te protegeria 30 X 20 minutos, que daria 600 minutos, ou seja, 10 horas, já o FPS 70 te protegeria 70 vezes 20 minutos, que daria 1.400 minutos, ou seja, 22 horas, ai fica a pergunta: Quem se expõe 22 horas no sol? A não ser que está pessoa no final do dia pegue um super jato e chegue no Japão para começar um novo dia. Lembrando que usamos um tempo médio de 20 minutos, por isso peles negras o FPS 15 já é o suficiente, pois essas peles demoram mais a ficarem vermelhas, já o FPS 30 é indicado para maioria das peles morenas e claras, é lógico que algumas peles ficam vermelhas em menos de 20 minutos, geralmente peles muito brancas, sensíveis ou que tenha problemas como o vitiligo.

Mas não se esqueçam, quando for comprarem o próximo filtro solar cheque o PDD, que são os raios UVA, o FPS indica UVB, e nossa atenção na verdade deve ser o UVA, que são os mais danosos.

Filtro Solar Brasileiro Engorda:

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, a grande maioria dos filtros solares do Brasil contêm em sua formulação o 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Essa substância bloqueia a função da tireóide, desta maneira a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta, ou seja, a substância é absorvida pela pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio (hormônio feminino).

Filtro Solar Brasileiro dá Celulite, dá forma Feminina nos Peitos e Glúteos dos Homens e de Quebra é Cancerígeno:

Além de engordar, o 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc) faz aparecer à celulite. Já nos homens ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, fora isso a substância é altamente cancerígena, e por isso o 4-metil benzilideno cânfora está proibido em vários países, menos no Brasil. Mesmo se passarmos o filtro solar apenas no rosto já dá para engordar, pois a pele desta região absorve bastante.

Os Filtro Solares Não Protegem nem do UVA nem do UVB e Não São Resistentes a Água:

Em 2009 a Proteste realizou um teste com os 10 filtros solares mais vendidos no Brasil, o resultado foi alarmante, vários dos protetores possuía o benzophenone-3 que também é altamente cancerígeno e proibido em diversos países, menos no Brasil (ANVISA ridícula) mas para relembramos melhor este fato e dar continuidade a este texto, convido vocês a assistirem a entrevista da Proteste concedida a UOL:


Vejam a tabela divulgada pela Proteste a Respeito do teste feito:

Clique para ampliar

Qual Filtro Solar Usar:

Dr. Lair aponta a substância Tinosorb, ele diz que é a substância que mais protege e que não causa nenhum dano ao usuário, e nesse ponto ele tem razão, pois o conselho internacional de cosmética também já divulgou nota falando que o Tinosorb é o melhor e mais seguro filtro existente no mercado. O Tinosorb é um filtro de ponta tanto em segurança quanto em proteção.

Fabricadas nos laboratórios da Ciba na Suíça, as moléculas mais avançadas pertencem à linha Tinosorb e já possuem nome genérico nos Estados Unidos (US Adopted Names), respectivamente Bisoctrizole (Tinosorb M) e Bemotrizinol (Tinosorb S). Quimicamente, são compostas de Metileno Bis-Benzoriazolil Tetramethylbutilfenol (Tinosorb M) e Bis-Etilhexiloxifenol Metoxiphenil Triazine (Tinosorb S).

Tinosorb M é um filtro absolutamente inovador. Insolúvel, introduz no campo dos filtros solares uma nova classe de absorvedores capaz de cumprir dupla função. Ou seja, tanto absorve energia como também a reflete.

Não esqueça também que os filtros solares devem conter não só o FPS (UVB), mas também o PPD (UVA), o PPD deve ser pelo menos 1/3 do FPS. E não comprem produtos que tenham em suas formulações o benzophenone-3 e o 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Leia sempre bem tudo que está escrito nos produtos e eleja o seu filtro perfeito.

Alguns Produtos Atuais Que Eu Pesquisei:

Eu mesmo fui atrás de alguns protetores que uso e muitos deles já até resenhei aqui no Blog, veja o que constatei:

ADA TINA: Possui a medida PPD (UVA) em todos seus filtros solares, inclusive de uma maneira bem clara e destacada na embalagem, além disso, utiliza o Tinosorb como filtro e não possui nenhum ingrediente cancerígeno. Meus parabéns para ADA TINA, pois além de proteger contra todos os raios e não possuir os ingredientes maléficos é o filtro solar com a melhor textura que já usei até hoje.

ROC: Não possui os ingredientes cancerígenos, usa o Tinosorb como filtro e diz que possui proteção UVA, porém não achei a informação do PPD nos produtos.

EPISOL: Agora o bicho pega, a Episol não utiliza o Tinosorb como filtro, diz que tem proteção UVA, porém não informa o PPD e possui a substância cancerígena benzophenone-3, que inclusive é proibido em diversos países.

O Boticário: Diz que tem proteção UVA, porém não informa o PPD, não usa o Tinosorb como filtro e possui a substância cancerígena que o DR. Lair tanto fala, que é o 4-metil benzilideno cânfora.

Avaliando estes quesitos, dou nota 10 para ADA TINA, nota 8 para ROC e não me atrevo a dar notas para os demais, pois segundo o que estamos avaliando, eles não ficaram de acordo com nada.

Conclusões finais:

Deixar de usar filtro solar? Jamais, agora que você está bem informado, pesquise e compre um filtro solar que realmente lhe proteja (PDD), que não lhe cause câncer e que utilize o Tinosorb como filtro. Nós vaidosos do Brasil estamos de olho, vamos fazer valer nosso dinheiro e a integridade de nossa pele.

Fontes usadas como pesquisa e estudo deste texto:

Bulle de Beaute
Multi Vegetal
Proteste
Lair Ribeiro
Arrase e Case
Quimica
Guiame
Wikipedia (versão em inglês)

39 comentários :

  1. Agradeço o meu amigo Hugo Tomazeti por revisar este texto.

    ResponderExcluir
  2. Estou indignado, primeiro com o fato da maioria dos protetores fazem questão de deixar claro ao consumidor que o fator indicado é tanto para UVB quanto para UVA, ate mesmo o protetor ADA TINA. Segundo que após ler essa excelente resenha fui vasculhar minha casa e achei dois protetores: jonhson's softlotion proteção UV e natura fotoequilíbrio esporte FPS60, ambos os dois possuem em suas composições o elemento Benzophenone-3. Embora deixe claro que os consumidores brasileiros estão a merce da boa vontade dos fabricantes, agradeço ao blogueiro por dissipar tal verdade.

    ResponderExcluir
  3. Amigo!
    Estou aqui a pensar sobre estas informações e a perguntar: em que acreditar?

    ResponderExcluir
  4. Isso é verdade amigo, esses 2 componentes é mais que provado, o PDD é uma informação clara, o que fico a me perguntar e essa negocio de engordar, celulite e talz.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo,

    Muito interessante o seu artigo. Super concordo no que diz respeito a necessidade de proteção UVA e UVB. Aqui nos EUA pela nova lei todos os filtros deverão conter proteção proporcional de UVA e UVB. Mas eles meio que abandonaram o PPD como medidor. Filtro solar muito alto tambem não faz sentido. Uma proteçNao entre 15 e 30 é suficiente. Quanto ao aspecto hormonal dos filtros os estudos são bem incipientes e nada conclusivos. Ja conseguiram demonstrar que altas concentrações podem ter efeitos hormonal em ratos, mas nada em humanos. O artigo mais recente sobre esse assunto é esse aqui http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20932229. Acho as declarações atreladas ao Dr Lair Ribeiro alarmistas e periogosas, uma vez que coloca em duvida a proteçao solar que é fundamental na prevençåo de cancer de pele alem de evitar envelhecimento precoce da pele.

    Beijos
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, as declarações do Dr Lair Ribeiro são alarmistas mas não perigosas. Ele não coloca em dúvida a proteção solar, muito pelo contrário. Ele aconselha o uso do protetor solar, sim, porém com os devidos cuidados com a escolha do produto que vai utilizar.
      Ele recomenda que tomemos banho de sol, de forma natural, para que façamos a reposição da Vitamina D3 por cerca de 20 minutos (dependendo da cor da pele da pessoa) de exposição ao sol da manhã e, após este período, passe o protetor.
      Você não deve tomar banho de sol sem protetor por 20 minutos e após este período tomar um banho com sabonete, porque o sabonete elimina a Vitamina D3 da pele, que leva cerca de duas horas para penetrar no teu corpo. Entendeu?

      Excluir
  6. Obrigado Renata pelo seu comentário, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Edu! estou gostando muito do seu blog!!!!!
    Muito interessante esse post, hein!! Me tirou várias dúvidas minhas....e tô chocada viu!! E o pior é que eu não tenho o costume de usar filtro solar! Agora é que eu vou pesquisar um decente mesmo, e o mais difícil: algum que não faça teste em animais! :(

    Mas é isso ae! Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Filtro é o mais importante de todos os cremes de beleza! Grazi, a maioria que conheço não testa em animais!

    ResponderExcluir
  9. Ai Edu, acho que eu exagerei mesmo! É possível encontrar alguma marca que não teste! Aehua! Mas a L'Oréal que passou no teste, testa!! ¬_¬'
    FAIL! rsrs
    E vlw pelo toque, eu vou usar filtro solar urgente! hehe

    ResponderExcluir
  10. Grazi, têm vários no mercado, o Nivea Light, o Sundow facial. eu particularmente amo os da Ada Tina, disponível para peles oleosas ou normais! Enfim, são milhões de marcas!

    ResponderExcluir
  11. ola eu uso isdin 90 e exeelennteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  12. gente por favorrrrrr
    o bensofhone la o 3 e perigosoooo mas methyl benzylidene caanforaa nao tem nada a ver o isdin e um fotoproteor maravihoso custa 80reais mas e o quarto q usoo e maravilhoso vai clareando a pele...bjimmm Edu ha vc e lindinhooo

    ResponderExcluir
  13. Fica a dica querido.
    Pesquise agora os proteres para crianças, pois tem muita mãe ai que acha que o sol não faz mal pra eles errado, teve gente que expos minha filha no sol sabe aquele reflexo da calçada queimou o rostinho dela com 3 meses, a pedi ficou doida depois que expliquei o fato ela só me disse isso, a senhora vai ter de leva-la logo logo num dermato pois ela pode ficar com dermatite topica por queimadura, então eu uso um que ela me deu de amostra e comprei na farmacia caro pra dedeu mas por ela eu vendo meu figado.
    Faça uma materia sobre isso, e gente quando deixar seus filhos com parente só se precisar e muito e outra faça uma recomendação por escrito e faça o ser assinar se acontecer qualquer coisa, hoje choro toda vez que elmbro dela chorando com o rostinho vermelho e a pessoa ainda veio me dizer que num era nada, mãe de 3 me faz uma dessa.

    USEM PROTETOR NOS FILHOS.OK.

    ResponderExcluir
  14. Além das substâncias que vc citou Edu, vale lembrar que existem também os protetores físicos, como o óxido de zinco que oferece excelente proteção contra raios UVA e UVB e o dióxido de titânio, com grande proteção UVB e média UVA. No mercado brasileiro é raro encontrar protetores com alguma dessas duas substâncias. Tem um protetor de uma empresa brasileira chamada Purainova que é exclusivamente formulado com protetores físicos, assim como os melhores protetores asiáticos. Valeria a pena você resenhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que o dióxido de titânio foi proibido, por isso não há opções de protetores solares nacionais com esse componente.

      Fonte: http://tucano.org.br/noticias-do-psdb/aprovado-projeto-de-thame-que-proibe-uso-de-dioxido-de-titanio-em-alimentos-e-cosmeticos

      Excluir
    2. É verdade, Guilherme lopes...essas duas substâncias foram as primeiras a serem usadas antigamente. .. o D. De titânio e o óxido de zinco. ..É tanto que a pasta d'gua que é rica em zinco protege mais que certos protetores.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Por favor, alguém que compra protetores asiáticos pode informar quais marcas são as melhores? Tenho problema de pele que não tem cura e obrigatoriamente preciso usar protetores eficazes. Também estou indignada, pois gastei horrores com protetores caros e com propaganda enganosa e vi que meu problema de pele apenas agravou-se. Temporariamente vou usar o da marca Ada Tina e aguardo a resposta de um de vocês. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, no Blog mesmo, dentro da categoria filtros solares vc encontra algumas resenhas de filtros orientais!

      Excluir
  18. Oi, tudo bem? Eu uso da Neutrogena, será que tem tóxicos na composição? Apesar, que é o mesmo produtor do Roc Mineisol! E na maquiagem já ouvi falar também que avon, yes, e outras tem tóxicos na composição. Beijos :)

    ResponderExcluir
  19. Roc Mineisol amei, sinceramente ... já nem uso creme anti-oleosidade porque o protector o faz, e também tenho a pele muito oleosa

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente, parabéns pela matéria.
    Gostaria que você verificasse um protetor solar que uso bastante. Tem aroma agradável, não possui as substâncias que você citou, mas não informa o PPD. O FPS dele é 15. Veja no link, aguardo resposta, desde já obrigado.
    http://produtos.herbalife.com.br/Content/pt-BR/pdf/Produtos/Nutricao-externa/Radiant-c/body_lotion_radiant_c_0445_br.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, entre em contato com o SAC da empresa e verifique!

      Excluir
  21. gostei muito da matéria obrigada por esclarecer tantas duvidas que eu tinha

    ResponderExcluir
  22. Dr. Lair Ribeiro, obrigado pela orientação.

    ResponderExcluir
  23. Depois de ler todo esse post constatei que o meu protetor solar é ótimo.

    Ele utiliza a tecnologia tinosorb M, tem proteção uvb 30 e PPD 16. é hipoalergico, não acnegênico e não cancerígeno.

    Legal !

    É o SUN MAX aqua oil control, para peles oleosas, é bom porque não deixa a pele brilhando depois (que nem os da avon... eca !).

    Só faltou uma coisa. Todos os protetores solares que REALMENTE protegem do sol também "protegem" contra a sintetização de vitamina D e de colágeno.

    Resultado : Se você passa protetor solar somente na face, como eu, não tem problema com a vitamina D, pois você vai pegar sol nos braços e pernas e é o suficiente para produzir a vitamina D.

    Mas o colágeno só é produzido por região, então precisamos de uma pequena suplementação de colágeno ou ele não vai ser produzido em quantidade suficiente nas regiões em que aplicamos o protetor solar.

    Beijos, o meu protetor solar é ótimo e bem em conta, comprei um pacote com 2 de 60g por 55 reais.

    Queria ter certeza que ele era saudável para dar o outro de presente para a minha mãe ! :D

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde,
    Vc conhece o protetor fluido ISDIN Eryfotona FPS 100? Está me dando muita acne, queria saber se isso acontece com mais pessoas que fazem uso dele.

    ResponderExcluir
  25. Oi Edu! Recentemente comprei dois protetores da biore para testar,o rosinha e o branco.Gostaria de saber se eles estai de acodo com esses padroes?

    ResponderExcluir
  26. Alguem pode dizer extatamente qual ADATINA é esse que está indicado? Ou mesmo postar a foto dele? Fui comprar mas vi que tem váaarios ADATAINAS rs. ops! e grata pelo post, pois encontrei o que estava procurando há muito tempo protetor com tinosorb e sem ingredientes cancerigenos. Grata por compartilhar!

    ResponderExcluir
  27. ops o ADATAINA PRECISA DE SER RETIRANDO COM MAQUIAGEM OU SAI APENAS COM ÁGUA?

    ResponderExcluir
  28. Achei pesquisa de que o óleo de coco protege tambémm a pele do sol agindo além de hidratante como um protetor solar, sabe algo a respeito , qual o fator de proteção?

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada pela matéria. Já tinha lido algo sobre o assunto e tinha visto vídeos do Dr Lair Ribeiro e Ivandélio Santos, porém não citaram nenhuma marca. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Ótima síntese das recomendações do Dr. Lari sobre filtros solares. Vc ainda fez esse serviço de utilidade publica ao selecionar as marcas que se enquadram nas recomendações (como a de ter a substancia Tisorb). Grande abraço!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!