quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vitamina C (Ácido Ascórbico) | Poderoso Antioxidante e Anti Idade

Olá pessoas vaidosas. A tão aclamada vitamina C faz mesmo maravilhas com a pele, quanto mais se usa, mas bela a pele vai se tornando em diversos aspectos, mas tudo isso que eu falei fica muito vago sem as devidas explicações, por isso vamos seguir leitura e descobrir o quão fantástico este ácido pode ser para sua vida.


Vitamina C no Organismo
Muita gente nem sabe, mas vitamina C não é só para curar gripes ou outras enfermidades, além de ser uma vitamina superimportante para o ser humano, pois o protege de várias doenças, ela também é capaz de deixar a derme infinitamente mais bonita. Como o ser humano não produz esta vitamina e seu organismo não armazena quantidades altas desta substância, é necessário que tenha sempre a preocupação de estar ingerindo alimentos fontes, como manga, morango, abacaxi, laranja, limão, pimentão, caju, mamão, acerola e goiaba, acerola, uva, melão, brócolis e muitos outros.

A Vitamina C é capaz de melhorar o sistema imunológico, estimulando, e desta forma deixando o corpo como um todo mais resistente, ajuda a absorção maior do ferro de origem vegetal (ferro não-heme) como espinafre, lentilha e feijão, melhora a cicatrização de feridas, como sangramentos entre outros tantos benefícios a saúde.


Vale dizer que a vitamina C é facilmente destruída pela luz, calor e oxigênio, por isso alimentos fontes devem ser consumidos de forma imediata após o corte, ou evitar ao máximo de cozinhar, fazer um suco de laranja por exemplo e guardar por horas na geladeira talvez não seja a opção mais inteligente.

Mas como este texto não tem como prioridade aprofundar sobre a vitamina C no organismo, vamos prosseguir o post mas falando sobre o ácido ascórbico (vitamina C) tópico.

Ácido Ascórbico é Definitivamente a Vitamina da Beleza
Vamos entender o porquê o ascórbico é tão poderoso para a pele, a explicação é fácil de entender: Os radicais livres, que se formam pela radiação ultravioleta são inimigos fortíssimos da pele, uma vez que eles matam células e degradam as proteínas da matriz extracelular (massa que une as células), ou seja, os radicais livres reagem com o tecido trazendo prejuízos consideráveis.

Todos nós inevitavelmente somos vitimas de tal destruição, é ai que entra a vitamina C, que também é fácil de entender sua ação positiva: Ela cede elétrons aos radicais neutralizando-os e prolongando a vida das células, ou seja, ela estabiliza os radicais livres, ela ainda protege proteínas e lipídeos assegurando integridade da barreira cutânea, estimula a síntese de colágeno, protege o DNA e aumenta a tolerância à radiação ultravioleta, como se pode notar, a vitamina C além de ser um poderoso antioxidante desempenha outras funções de extrema importância à beleza da pele.


Incontáveis benefícios consequentemente são visto com o uso do ácido ascórbico, como pele mais clara e diminuição de manchas, reverte sinais da idade e retarda rugas de forma potente, tanto sinais ocasionados pelo fotoenvelhecimento quanto o natural (intrínseco) pois estimula o colágeno, trás brilho natural, evita câncer de pele e de maneira geral melhora o aspecto da cútis.

Outro maravilhoso beneficio é que a vitamina C usada de dia com o filtro solar age como uma proteção adicional ao sol, é como se fosse uma espécie de "potencializador solar", isso se dá por que o dímeros de timina, produto resultante da reação química que ocorre nas células após a exposição aos raios ultravioleta e que causam mutações celulares (câncer de pele)  é inibida pela presença do ácido. Se o ascórbico estiver associado ao tocoferol (vitamina E) a ação antioxidante é melhor, por isso muitos laboratórios de cosméticos investem na junção dos dois princípios.

Dificuldades Para se Estabilizar
A Vitamina C é extremamente instável, sendo um grande problema para os laboratórios de cosméticos, não é difícil ver produtos que tenham como base esta substância ficarem de cor mais empretecido, ficando com aparência de estragado.


Segundo Maurício Pupo, farmacêutico, professor de cosmetologia e desenvolvedor dos produtos da Ada Tina, uma das soluções encontradas, foi ligar a vitamina C a outros componentes, como magnésio, glicose e silício, essa ligação pode até fazer com que a vitamina C seja melhor absorvida pela pele, permanecendo nela por 48 horas, no caso do magnésio, ou até mesmo por oito dias, no caso da glicose, essa combinação também faz com que o produto não escureça e dure mais.

As empresas criam e estudam outras maneiras de estabilizar a vitamina, como proteger esse ácido pela ação da nanotecnologia, que faz com ele fique super pequeno e possa ser envolvido por um veículo, que funciona como uma espécie de capinha protetora capaz de penetrar na pele, outra maneira para assegurar a efetividade é criar embalagens que não permitam a entrada de ar.

Quantidade a Ser Usada
Estudos científicos apontam que para o ácido ascórbico fazer efeito na pele, é necessário que o creme contenha de três a cinco por cento da vitamina, outras pesquisas já mostram que uma concentração mais elevada, os resultados aparecem de maneira diferenciada, uma vez que quanto maior for à concentração, melhor será a ação sobre o colágeno, os melanócitos e as enzimas, também mais eficaz é a ação do produto no aumento do número de fibroblastos (tecido conjuntivo).


A realidade do mercado hoje é de dermocosméticos com concentrações de 10% á 15%, mas se acha até de 20%, assim como a de 5% também. Estudos já comprovaram que a vitamina C tópica é grandiosamente mais eficaz na pele do que a ingerida, mas isso não é desculpa para não comer frutas e legumes ricos desta substância, pois como já visto no início do texto os benefícios são inúmeros, além de ajudar no combate aos radicais da pele, não é que não ajude a sua derme ficar mais jovem, na verdade ajuda e muito, mas em comparação a tópica ela é consideravelmente inferior.

O legal é estar em equilíbrios com as duas, ingerir sempre alimentos com vitamina C e estar sempre com um produto à base de ácido ascórbico na pele, não é em vão que os nutricosméticos anti-idade são em sua maioria ricos em vitamina C.

Vitamina C no Mercado
Agora que você sabe tudo de relevante sobre a vitamina C, procure no mercado ou juntamente com seu dermatologista a melhor opção, infelizmente os preços são elevados, dificilmente encontra-se produtos por menos de R$ 100,00, geralmente eles oscilam entre R$ 130,00 á 170,00, mas se encontra marcas famosíssimas com o a skin Ceuticals que se vende no Brasil por cerca de R$ 250,00.

Opções não faltam, algumas vem acrescidas de outros agentes anti idade, outros com despigmentantes potencializando o poder clareador, outras com outros antioxidantes também muito eficazes, com fator de proteção solar, fórmulas mais hidratantes, outras bem secas, outras aquosas e assim a lista vai aumentando.

Cuidado com empresas que vendem "vitamina C" com preços muito baixos, talvez esta vitamina tenha outras funções como hidratação ou qualquer outra coisa, menos as funções extraordinárias que vimos no decorrer deste post, já vi cremes faciais que dizia ter vitamina E, C e A e custar cerca de R$ 10,00, existem outras variáveis da vitamina C e provavelmente esses cremes não usam está vitamina de forma estável e pura.


No mercado nacional a existência de vitamina C estabilizada é limitada, poucas grandes empresas fabricam, mas se encontra uma infinidade de empresas internacionais que vendem praticamente pelo mesmo preço nas grandes drogarias e lojas virtuais brasileiras, é lógico que se você puder comprar em lojas internacionais por sites ou viagem irá poupar uma boa grana, mas cuidado, nem sempre comprar em sites estrangeiros é um boa.

A Vitamina C também pode ser manipulada em farmácias, desta maneira existe pros e contras, o bom é que o médico pode colocar a quantidade mais adequada para sua pele e juntamente com ela acrescentar outras substâncias que vão de encontra a suas necessidades, o ruim é que nunca se sabe a credibilidade das empresas que manipulam, ainda mais o ácido ascórbico que é tão delicado, quando manipulada, geralmente ela sai por um preço mais atraente.

Considerações Finais
Vitamina C é sempre uma boa pedida, o bom é que este ácido pode ser usado já por peles muito jovens até as mais velhas, não descama ou resseca e aparentemente não existe contra indicação. Uma das substâncias preferidas pelos dermatos, muito seguro para se usar e trás resultados mais rápidos em comparação aos outros ácidos, seus benefícios são variados e de extrema importância para garantir uma pele mais bela em muitos aspectos e por mais tempo, aproveite o uso da vitamina C tópica facial e fique de olho na sua alimentação, tente sempre colocar em sua dieta alguma fruta ou legume que contenha vitamina C para redobrar seus cuidados com a pele, e tenha uma vaidade deliciosamente saudável.


Fontes
As fontes foram usadas como estudo e reprodução parcial de trechos:
Cyber Diet
Copacabana Runners
Wikipedia
Vila Mulher
Blog da Dra
Guiame
Cosmetica de Tratamento

115 comentários :

  1. Edu

    já usei o Active c da la roche e não gostei, agora tô usando um manipulado com vitamina c, tô gostando bastante

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu sempre digo, as vezes o barato trás mais resultado! Quantos porcento?

      Excluir
    2. Paguei no manipulado com o frete R$49,70, e ainda com dmae

      Excluir
    3. Carla tem como passar a formula

      Excluir
    4. Olá carla poderia me passar a fórmula? Dcspriscila@hotmail.com obrigada

      Excluir
    5. Alguem passa a forma da manipulada, please!

      Excluir
    6. gostaria de receber a formula.
      moniquemachado@live.com

      obrigada

      Excluir
  2. Edu, amoooooooooooooooooo o Vaidade Derme!
    E gostaria de saber qual você indica?
    Tenho gostado muito desta marca ADA TINA...
    Pensei em comprar aquele da bisnaga em creme Vitanol A (se não me engano) vendido na farmácia. Qual recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ada Tina vende vitamina C? E Vitanol A não é vitamina C, é vitamina A!

      Excluir
    2. O Dual Clear SC e o Dual Clear FPS 30 possuem o ingrediente Lipo-ascorbil, e pelo que li, é uma vitamina C patenteada pela Ada Tina.

      Excluir
    3. Ok, fui atrás e realmente é isso, não tinha me atentado.

      Excluir
  3. Eu estou usando o Redermic, é uma delícia a textura e o cheiro, porem dei uma paradinha porque ando com a pele bem irritada.

    Gente como pode: minha pele está seca por causa dos ácidos , POREM entupida de cravos e com os poros gigantescos, quando eu passo base ou pó fica uma aparência horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversa com o dermato Silvia, talvez seja hora de esquecer os ácidos por um tempo, o legal é a vitamina C que não tem efeitos tão invasivos!

      Excluir
    2. O interessante tb silvia não seria fazer uma limpeza de pele, por exemplo eu, faço a cada 03 ou 04 meses, a minha é feita só na agulha mesmo, pq eu tenho akeles miliuns sabe??? bolinhas de sebo bem pequenas????

      Ajuda muito

      bjs

      Excluir
  4. Gente eu vou dar um tempo nos ácidos mais fortes (vitacid plus e epidduo), li uma matéria que dizia que pesquisas cientificas descobriram que ácidos demais prejudicam a pele, também descobri ontem que os meus poros estão mais dilatados por causa da falta de hidratação, então a dupla ácidos fortes+falta de hidratação estava acabando com a minha pele, porque a deixava desvitalizada e vulnerável as agressões externas.

    Limpeza de pele eu não gosto, acho que ajuda a formar aquelas cicatrizes de acne, pode ser coisa da minha cabeça, mas eu tenho esse pensamento.

    Edu, eu usei hoje uma amostrinha de um hidratante da Ada Tina que eu tinha guardado, o nome é Ferulive, e posso disser que é uma delícia, a pele fica bem sequinha, estou pensando em comprar depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ada Tina sempre é uma opção segura (ou quase sempre), livre-se dos ácidas por um tempo!

      Excluir
  5. Excelente post!
    Leio sempre o blog mas hoje foi impossivel nao comentar!!
    REalmente, a vitamina c eh campea, por todos os motivos que vc disse acima.
    Eu uso a em po misturada ao filtro solar ou ultimamente, depois que li no blog do Pedro ou do Nando, nao lembro qual dos dois, foi um deles que disse que usava a vit c em po misturada na agua termal e estou fazendo isso. vamos ver.
    Tambem adoro os produtos da adatina, engraçado que sempre pensei que pela excelente qualidade deles eles deveriam ser mais conhecidos... adorei suas resenhas sobre filtros da ada tina tb.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria, isso ai, nçao importa como se use, o legal é usar vit C! Obrigado, abraços!

      Excluir
  6. pois é Edu se o Pupo falo ta falado ! ':D


    Bom para quem gosta de uma formulação magistral (cremes manipulados) ai vai uma "valiosa" dica :


    Formulação para Bolsas e Olheiras
    vita C 5%
    Lipossomas de Ginkgo biloba 3%
    Fucogel 5%

    onde,


    Lipossomas de Ginkgo biloba:
    Melhora o fluxo sangüíneo local (aumento da resistência dos capilares sangüíneos)
    Estabiliza a permeabilidade capilar (formando um manto hidrolipídico da epiderme)
    Proteger as membranas celulares contra os radicais livres. (antioxidante)


    Fucogel:
    É um hidrato de carbono altamente hidratante de ação prolongada.
    Usado especialmente as delicadas, sensíveis e irritadas, quando se pretende aumentar sua sensação de conforto e bem-estar.


    Vit C:
    já explicada pelo Edu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK, vou falar para um amigo meu Rafael, ele gasta horrores por causa de olheiras e bolsas, talvez esse seja uma boa!

      Abraços!

      Excluir
  7. Edu
    Eu estava com olheiras horríveis, durmia a meia noite e acordava as 05 da matina: então hoje durmo as 22:30 e acordo as 05 da matina, parei de tomar cerveja e uso o novo renew para a area dos olhos, essas mudanças simples, deu um bom resultado Edu.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu eu 60 anos mas não pareço comprei o ácido ascórbico em gotas so q estou com medo de aplicar diretamente no rosto o q faço alguem pode me ajudar

      Excluir
  8. Edu

    vou mandar no seu email , uma foto minha sem maquiagem, pra vc ver minha pele (tô de batom vermelho tá, pq precisava de um pouco de dignidade kkkkkkkkk

    A coitada foi tratada a base de muito minesol e cerveja kkkkkkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Realmente vitamina C é essencial pra pele. A doutora Ligia (Botox) Kogos sempre diz isso. Eu lembro que muito antigamente a Avon tinha um óleo da linha renew que era vitamina C pura, vinha numa embalagem pump amarela de vidro. Mas saiu de linha. A Avon deve ter incorporado a vitamina na fórmula dos seus cremes. Não sei.
    Tá, é essencial e opera milagres mas o que dói são os preços dos produtos com vitamina C. Quanto tá um Skinceuticals? Quase meio salário mínimo! E vitamina C de farmácias de manipulação eu desconfio muito. Já trabalhei com vitamina C no laboratório e eu tinha que fazer tudo correndo e no escuro porque ela oxida muito rapidamente. Aí ela perde a capacidade antioxidante. Eu sei o quanto deve ser difícil conseguir estabilizar ela pra colocar numa formulação por isso eu desconfio de formulações que tem a vitamina C (ácido L-ascórbico) pura de manipulação.
    Porém, eu descobri um laboratório de manipulação que produz um creme com 20% de vitamina C (chocante!) estabilizada em nanosferas. Não sei do que são essas nanosferas, deve ser algum polissacarídeo, mas fiquei muito interessado. Li umas resenhas muito positivas em blogs sobre esse creme. O preço também é jóia! Inclusive falei com a Meire e ela também se interessou. Eu vou comprar, até porque eles tem site e entregam em casa (não sei se eu posso falar o site aqui... fazer merchan... posso produção?). Depois que eu testar eu conto aqui o que eu achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A produção libera o site sim, rsrsrs!

      Excluir
    2. Guilherme, por favor, nos informe se você utilizou e quais foram os resultados. Nos indique a farmácia, please.

      Excluir
    3. Gente, desculpa. Esqueci desse comentário. Lembrei hoje (1 ano depois rs) só porque a Ana Cristina me mandou um e-mail perguntando da farmácia que manipula a vitamina C.

      A farmácia chama-se Artvitta.

      http://www.artvitta.com/index.php?route=product/product&path=61&product_id=183

      Na época li várias resenhas positivas sobre esse produto, mas eu mesmo nunca cheguei a testar. Perdi o interesse não lembro por qual motivo.

      Hoje eu uso uma vitamina C em pó de uma marca coreana chamada Innisfree. Chama-se White C Powder Ampoule. Tem no Ebay. Gosto dela por dois motivos: ela é uma mistura de dois tipos de vitamina C, uma mais efetiva e outra mais estável; e tem estudos mostrando que vitamina C em pó oxida menos facilmente durante a armazenagem. Aí misturo o pó com um tônico ou creme só na hora de usar, pra mantê-la fresca. Cheguei a usar o Serum 10 da Skinceuticals, mas fique decepcionado quando vi que ele estava marrom com umas 2 semanas de uso, ou seja, a vitamina C estava toda oxidada, inerte.

      Tenho gostado da vitamina C em pó, mas não vi diferença significativa na minha pele desde que comecei a usá-la. É mais pra inserir vitamina C na rotina mesmo pra ter efeitos a logo prazo.

      É isso gente. Desculpa pela demora e obrigado a Ana Cristina por me lembrar desse post.

      Bj

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Edu!
    Adoro a forma com que vc escreve, é muito claro, completo, simples e interessante!

    Tenho pele mista e vou fazer 31 logo... me estresso + com as ruguinhas na área dos olhos :/ ...uso o redermic + eyes e notei pouca melhora, tem algo + que possa fazer?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Guilherme Lopes "peloamorde"a produção já liberou o espaço para divulgação do site que você citoum nos conte logo, por favoooooooor! "Todas pira" nas informações do Edu.
    Meu nome é Cecília e sou de Belém do Pará, adoro o blog e leio sempre e também sofro bastante porque vocês NÃO imaginam como as coisas demoram pra chegar por aqui, minha sorte mesmo é a possibilidade das compras online e a possibilidade de adquirir os produtos importados quando faço viagens!
    Parabéns Edu!

    ResponderExcluir
  13. Edu Marques,
    Conheço uma dermatologista, que também tem um blog. Ela ensina a usar a Aspirina Esfervescente, diluída com um pouquinho, bem pouquinho de água. E fazer uma leve esfoliação no rosto, depois só lavar. Segundo ela, tem bons resultados, pois a Aspirina contém vitamina C, e é bem baratinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal a dica Andréia, mas prefiro comprar um bom esfoliante para esses fins!

      Excluir
  14. Boa tarde!
    Edu, gostaria de saber qual sua formação vc é dermatologista?

    Obrigado

    Abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lucimeri, me chamo Eduardo, não tenho formação na área de medicina, sou um blogueiro que entendo um bom do assunto e adoro cosmético. Sobre minha vida acadêmica, você pode encontrar informações na aba do site 'QUEM FAZ'. Abraços.

      Excluir
  15. eu uso da dermo formulações é 17 reais até as manchinha clarearam muito. e só tenho 3 meses de uso o problema é q a pele fica oleosa, dizem que o da payota é bom e é barato 40 reias

    http://www.dermoformulacoes.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&cdg=7500

    ResponderExcluir
  16. Cadê o Guilherme Lopes com o site das Nanoesferas de Vit C a 20% a preço baum, libera aí, caro Guilherme, o Edú já deixou!!!! ;)
    Esquece de nóis não, sô................. kkkk
    Beijão, Edú, amo seu site forever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pesquisei em site gringo, e o da Payot utiliza outra forma de vitamina c, que não é o ácido ascórbico, é o Tetraisopalmitato de Ascorbila, diz que pelos estudos ele é mais facilmente adaptável na pele, absorve melhor, vai mais fundo! Achei interessante compartilhar essa informação.

      Excluir
  17. Ola pessoas desesperadas pelo site das NANOESFERAS DE VIT C!!!kkk
    Então...eu encontrei esse:
    http://www.artvitta.com/index.php?route=product/product&product_id=183
    Eles tbm tem creminhos com o veneno de cobra e da picada da abelha que estão bombando por ai!!!
    Espero ter ajudado.
    Bjs e otimo blog Edu,parabens.

    ResponderExcluir
  18. Olá, fiquei pesando quando li este post, se acido ascorbico (vit. C) é bom para a pele. Então será que posso usar o redoxon gotas (ele contem acido ascorbico)?
    alguem já fez isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novelita, não faça isso, porque não adianta de nada, já que esse tipo de produto não é absorvido pela pele.

      Excluir
    2. Tb queria saber isso... Sharles respondeu que não é absorvido pela pele, mas queria saber mais sobre o assunto, já que tb não achei NADA, em nenhum site.
      Porque não é absorvido pela pele?

      Excluir
    3. Olá Dri, sim, medicamentos tópicos passados na pele são totalmente diferentes a estrutura de absorção e ação, kkkkk, se fosse assim, eu era RICO, pois comprava suplementação barata, diluia em água ou hidratante e passava no rosto. Este tipo de coisa não existe!

      Excluir
    4. nada haver dizer que não é absorvido pela pele. eu considero que funciona, inclusive vou testar. acho que funciona ate melhor que os cosmeticos

      Excluir
    5. Olá Ju! Claro, temos os direito de discordar, tomara que dê certo para você! Ju, só uma dica: o certo é "Nada a ver" e inícios de frases com letra maiúscula sempre, cosmético recebe acento! Beijão. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  19. Minha dermatologista falou q a absorção da vitamina c no rosto é muito peqna e acaba de desperdiçando uma parte, eu ja consumo comprimidos de 1g de vitamina c por dia tirando uma quantidade grande de fruta q consumo por dia. Devido a isso ela falou q acha desnecessário o uso de vitamina C em meu protetor solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor mudar de dermatologista, porque a vitamina C por via oral não se compara ao uso tópico.

      Excluir
  20. Jonatha, nem vou desafiar sua médica, mas sugiro que vc pesquise sobre a vit. C na pele e na alimentação. KKKK, oi aiaiaia..... ALguns médicos são muito engraçados.

    ResponderExcluir
  21. Ja testei muitas marcas de vit C topica... infelizmente sao sempre caras e muitas nao funcionam, porem quando funcionam sao maravilhosas.
    Redermic, usei durante quase 2 anos seguidos, posso dizer que eh muito eficaz, gradativo, nada de efeito temporario. Rende muito e o preço acaba compensando. Usava so a noite e quando sentia a pele mais desidratada aplicava nivea creme da latinha azul por cima. Faz 3 anos que parei de usar e descuidei um pouco dos cosmeticos, mas o efeito benefico persistiu.
    Vale comentar que o uso das vitaminas ajudam muito de vit C com bioflavonoides, o exsynutriment (usei por apenas 1 mes e ja vi os resultados)
    quanto ao resto, nao vale a pena na maioria, a lista eh interminavel. minha mascara de cewin acaba sendo mais economica e potente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mascara de cewin??aquela vitamina c vendida em farmácias,liquida ou em comprimidos efervescentes???por favor nos ensine como fazer já q o cewin ou redoxon é tao baratinho....lembrando gente q podemos testar no corpo tbm deixando esses comprados mais carinhos só para o rosto,minha dermo passou hidracidc20 pra mim,acabo de comprar...vou usar e tomara q seja legal...bjs a todos e Edu adorei seu blog.

      Excluir
  22. manipulei vit c a 15% aqui em BH,veio em uma bisnaguinha um creminho leve,senti minha pele lisinha e e brilhante no outro dia,muito bom,significa que essa vit c é boa?posso confiar?

    ResponderExcluir
  23. Edu,indicas qual creme facial com vitamina C para ajudar a diminuir as manchas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luísa, na verdade eu não indico nada, o Blog é apenas para orientar, mas você encontra boas formulações no mercado, quem sabe conversando com seu médico ele ajude na escolha! Abraços.

      Excluir
  24. Ola edu amei seu blog
    Gostaria de saber se o redermic R ou C sao anti oxidante?
    Nao entendo muito kkkkkk e so volto na minha dermato no proximo ano e como estou numa cidade muito pequena na europa nem sei como procurar uma dermato
    Eu ja uso o redermi R e o mela D e gostaria de saber se posso incluir e se vale a pena o redermic C?
    Bjossssss



    ResponderExcluir
  25. edu passa o site da vit c q vc comprou

    ResponderExcluir
  26. Ola Edu onde eu posso comprar umcreme bom e barato com Vitamina C qual creme vc poderia me indicar bom e mais barato? que nao precise ir ao dermatologista? eu tenho 36 anos tive uma pele boa ate os 32 anos me davam 20 aninhos mais agora os pes de galinha estao comecando me incomodar rss.. minha pele esta muito envelhecida e ressecada queria diminuir um poko as marcas de expressao eu adoro suco de laranja tomo quase toda semana mais acho que isso nao e suficiente, por favor me ajudeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, desculpe-me, mas desconheço creme com percentual de vitamina C no mínimo a 5% que não passe dos R$ 120,00.

      Excluir
  27. Ola Edu onde eu posso comprar umcreme bom e barato com Vitamina C qual creme vc poderia me indicar bom e mais barato? que nao precise ir ao dermatologista? eu tenho 36 anos tive uma pele boa ate os 32 anos me davam 20 aninhos mais agora os pes de galinha estao comecando me incomodar rss.. minha pele esta muito envelhecida e ressecada queria diminuir um poko as marcas de expressao eu adoro suco de laranja tomo quase toda semana mais acho que isso nao e suficiente, por favor me ajudeee

    ResponderExcluir
  28. Ola Edu onde eu posso comprar umcreme bom e barato com Vitamina C qual creme vc poderia me indicar bom e mais barato? que nao precise ir ao dermatologista? eu tenho 36 anos tive uma pele boa ate os 32 anos me davam 20 aninhos mais agora os pes de galinha estao comecando me incomodar rss.. minha pele esta muito envelhecida e ressecada queria diminuir um poko as marcas de expressao eu adoro suco de laranja tomo quase toda semana mais acho que isso nao e suficiente, por favor me ajudeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eliane, meu nome também é Eliane, e vou te indicar um serum de com vitamina C + E + acido ferúlico, que é a melhor combinação para vitamina C, igualzinho ao de uma marca americana conhecidíssima, o qual tem esse produto por cerca de R$ 310,00 aqui no Brasil. O dessa farmácia de manipulação vc encontra por R$ 65,00 no cartão. E é uma farmácia segura e de confiança. O endereço é: https://doceerva.com/p/serum-acido-ferulico-e-tranexamico/

      Excluir
    2. Olá! Eliane, meu nome também é Eliane, e vou te indicar um serum de com vitamina C + E + acido ferúlico, que é a melhor combinação para vitamina C, igualzinho ao de uma marca americana conhecidíssima, o qual tem esse produto por cerca de R$ 310,00 aqui no Brasil. O dessa farmácia de manipulação vc encontra por R$ 65,00 no cartão. E é uma farmácia segura e de confiança. O endereço é: https://doceerva.com/p/serum-acido-ferulico-e-tranexamico/

      Excluir
  29. Alguem ai pode me passar a formula com o veiculo usado na vita mina C facial Por gentileza , estou tentando desenvolver uma formula mais nao esta estabilizando.

    ResponderExcluir
  30. E eu aqui desesperada com as minhas machas de espinhas. "Manipulei" um creme com: creme nívea, bepantol e hipóglós. E na louca coloquei uma tamppinha de redoxan... rsrsrsrs... Sou impulsiva, vamos ver no que dá, só espero que não faça mal. Amei o blog, Edu! Bjos...

    ResponderExcluir
  31. Estou usando para combater o melasma a vitamina C da marca CITROPLEX LÍQUIDO, USO ORAL ADULTO E INFANTIL, 20ML. É baratíssima, custando em média R$ 9,00 a 10,00 aqui em Salvador. Há alguns meses atrás, eu usava o Kĺassis e adorava. O melasma tinha quase desaparecido. Porém, tive um problema financeiro e não pude mais comprar. Aí decidi usar o Citroplex sem acreditar que funcionaria, mas tive uma surpresa. Logo na primeira vez que usei deu um clareada no melasma e a pele voltou a cor natural em alguns locais. As manchas mais resistentes estão bem mais claras e o melasma clareia mais a cada dia que passo. O Citroplex é muito fácil de achar em farmácias. Foi a única vitamina C que achei pura para comprar. Não recomendo passar vitamina C efervecente, pois acho que queima a pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem certeza que pode usar este Citroplex no rosto? não é como medicamento?

      Excluir
  32. tenho manchas marrons em todo o rosto como faço para me livrar destas malditas amei as dicas deste blog valeu um abraço rita moça de catole do rocha paraiba brasil

    ResponderExcluir
  33. Gostei desse blog falando de vitamina C comecei usar da herbalife comprei por cem reais perguntei para minha dermatologista se eu podia usar antes do protetor que ela me indicou a resposta foi sim, a pele dela é perfeita e ainda disse que tambem usa a mesma, fiquei animada ja percebi melhora nas manchas melasma faco uso tambem de uma formula co acido glicolico kojico e bisabolol.

    ResponderExcluir
  34. Rita, só um bom médico pode lhe auxiliar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Para manchas está sendo usado arbutin (despigmentante menos tóxico que a hidroquinona e de um efeito bem semelhante)
      Arbutin é um poderoso despigmentante de origem natural com excelente
      performance comprovada. Ele foi criado para acabar com os inconvenientes técnicos de um dos mais eficientes despigmentantes do mercado, a Hidroquinona. Além da sua elevada instabilidade na presença de luz, a Hidroquinona também apresenta caráter lesivo quando em contato com a pele.

      A ação despigmentante do Arbutin é maior do que a do Ácido Kójico e do Fosfato de Ascorbil Magnésio (Vitamina C Estabilizada).

      Excluir
    3. A ação despigmentante do Arbutin é maior do que a do Ácido Kójico e do Fosfato de Ascorbil Magnésio (Vitamina C Estabilizada).
      Arbutin é um poderoso despigmentante de origem natural com excelente
      performance comprovada. Ele foi criado para acabar com os inconvenientes técnicos de um dos mais eficientes despigmentantes do mercado, a Hidroquinona. Além da sua elevada instabilidade na presença de luz, a Hidroquinona também apresenta caráter lesivo quando em contato com a pele.

      Excluir
  35. eu sofri muito com manchas em todo o meu rosto,principalmente na testa éra horrível,tudo isto aconteceu por falta do protetor solar.
    fiz varios tratamentos estéticos e não adiantou nada,então conheci um ótimo dermatologista que me iniciou o uso de ácidos.resultado:as manchas sumiram.

    ResponderExcluir
  36. Minha médica passou o C Superieur ROC, o que vocês acham desse produto? Mas é muito caro 135,00 por vitamina no rosto é isso mesmo??

    ResponderExcluir
  37. Olá Edu, em outro post perguntei a você se com 18 já poderia usar antiidade, você me recomendou o uso de anti-oxidante, pois bem, no dia seguinte fui a dermato, ele examinou minha pele e acabou que ele também me indicou 1 milhão de opções de anti-oxidante externos e internos, enfim, já faz um tempo que tô usando a vitamina c da ADA TINA a 5% , e tô amando os resultados, recentemente encomendei com a Vania uns Serum 10 (travel size) da skinceuticals e tô louco pra usar já que a concentração é dobrada ou seja 10% de vit c e tem acido ferulico <3 , minha pele é outra agora, e passei aqui para te agradecer, pois graças ao seu insentivo minha pele é outra, Obrigado Edu!

    ResponderExcluir
  38. Eu que agradeço e fico feliz por estar dando certo! Um super abraço!

    ResponderExcluir
  39. adorei o video, legal... comprei o meu na www.dermoformulacoes.com.br, e foi ótimo, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual vc comprou nessa farmácia de manipulação? Pois fiquei em dúvida.

      Excluir
  40. Eu estou amando o Idebenona da Bel Col Vitamina C pura, é um pouco caro, mas o custo benefício esta valendo a pena...e tomo Teina por enquanto estou sentido melhoras significativas...

    ResponderExcluir
  41. Edu qual a quantidade de vitamina C deve ter o creme? já li que deve-se começar usando baixa concentração para a pele se acostumar, também li que no minimo tem que ser 10 a 15%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há mínimo, pode-se usar 3%, 5%, 20%, isso é a empresa que decide juntamente com outros ativos ou o seu médico em fórmulas manipuladas, quem é sensível geralmente isa-se menos porcentagem, quem não é, já aplica direto algo mais forte, mas a quantidade é relativa de acordo com cada produto especificamente! O texto fala disso Lilian!

      Excluir
  42. Olá! Parabéns pelo blog, foi aqui que descobri meu protetor solar favorito. o Biore, que é TUDO na minha vida hoje em dia! quero fazer uma pergunta sobre a vitamina C: existe na internet inúmeras receitas de como fazer um serum de vitamina C caseiro usando o ácido ascórbico puro comprado em farmácias de manipulação ou no mercado livre. Daí tem que fazer em pouca quantidade e guardar em frasco escuro, devido á instabilidade da vitamina c. Esse serum caseiro funiona?? o que você acha??estou pensando em fazer um com vitamina C e D-pantenol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler todo este texto, vc ainda acha que isto pode funcionar?

      Excluir
    2. Sim minha pele esta radiante e lindissima

      Excluir
  43. Edu, antes de mais nada, não costumo comentar aqui no blog, mas leio assiduamente. Daqui já tirei inúmeras dicas legais de produtos. Na verdade, sempre que quero saber se algum dermocosmético "presta", venho aqui procurar a sua resenha. Ainda que cada pele responda de uma forma, a sua honestidade ao dar o seu parecer, passa muita confiança e credibilidade (o que não falta é gente falando bem de produto x por causa de patrocínio velado).
    Bom, sem mais delongas, gostaria de esclarecer algo contigo e pedir uma opinião (sei que você é muitíssimo bem informado): li, em algum lugar, que o ideal é não misturar a Vit C com outros ativos, ou seja, não usar em conjunto outros produtos com princípios ativos diferentes, pois justamente pela instabilidade da Vit C, ela pode perder boa parte da sua eficácia. Você sabe me dizer se isso procede? Faz sentido, porém existe no mercado diversos produtos antiidade combinando a Vit C a outras substâncias, fiquei confusa. Diante da tua resposta, a opinião que eu gostaria de ter: atualmente uso o Redermic C (por indicação tua, difícil não comprar depois daquela resenha do Redermic +) no rosto e olhos, porém sinto que já possuo uma certa flacidez nas pálpebras superiores (por muito tempo não fui adepta do filtro nos olhos, logo a parte mais sensível), e estava pensando em combinar o retinol à vit C, a noite, pra dar um "power" (minha ideia era usar o Redermic C, e depois o HA Retinol Olhos ou o Redermic R)... o que você acha dessa combinação? Seria interessante, ou sobrecarregaria a pele com tanto creme (eu ainda passo o Epidrat Olhos antes do Redermic), ou ainda, o retinol "anularia" a Vit C?
    Aproveitando a deixa, você acha interessante usar de dia o Redermic C + pigmentclair (sou um panda)?
    Desculpa abusar da sua boa vontade, viu? Te agradeço muito a resposta desde já. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Camila, vc abusou! kkkk, fazemos o seguinte, para tais dúvidas, procure seu médico! Nem sempre misturar cremes é interessante e muito das vezes é sim! Então se informe direitinho, e tome a melhor rotina de cuidados para você! EU não costume responder sobre combinações pessoais de meus leitores! Beijos e sorte!

      Excluir
  44. ácido ferúlico.. vc não tem algum que substitui eu achei muito caro, 350,00

    ResponderExcluir
  45. E para lactantes edu? Tem contra indicação ? Minha médica receitou dermage 20% vit c... Mas não achei e acabei comprando este... Meu bebê tem um mês... O que VC acha ? ABS

    ResponderExcluir
  46. Oi Edu, tudo bem? Vi em alguns blogs que a vit. C não acida pode ser usada junto com retinóides. Mas como eu diferencio a ácida da não acida? Comprei o OST C20 que é um ser um a 20% e tenho receio de associa-la à um ácido, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entre em contato com o SAC da empresa para questões pessoais de uso e associação!

      Excluir
    2. Olá! Por recomendação médica eu uso Vit C 16% intercalando com vitanol 1% a noite. Bons resultados

      Excluir
  47. Oi Edu, faço uso do redermic hyalu C, gostaria de saber se posso usar vitamina c manipulada a 10%, passando de noite e redermic de dia, para potencializar o efeito.Adoro o seu blog, muito obrigada.Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Edu, boa tarde!!Desculpe ressuscitar esse post. Mas vi o Guilhermes comentando sobre Vitamina C em pó sem mais eficiente aplicada misturada na hora de usar, com um tônico ou creme.
    Trabalho numa empresa de produtos químicos, e tenho acesso à Ácido Ascórbico, levando em consideração os valores abusivos ( mas totalmente justificáveis) do mercado, vc acha que devo tentar fazer uso dessa forma? Vc me sugeria alguma misturinha eficaz? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a pergunta! Pode reformular?

      Excluir
    2. Tenho Ácido ascórbico em pó e gostaria de usá-lo no rosto, mas não sei qual a melhor forma e nem em qual creme, tônico, máscara misturar. Muito menos qual quantidade aplicar. Procurei muitas resenhas mas não confio em ninguém, se puder me ajudar...
      Espero ter sido mais claro, e desde já agradeço.

      Excluir
    3. Qual marca é isso? Feito para o rosto?

      Excluir
    4. Edu, ácido ascórbico puro não é essencialmente feito
      Para o rosto certo? Quero saber como posso usa lo no rosto. Simples.

      Excluir
  49. por favor, gostei muito da materia e tenho o Ácido Ascórbico puro em casa comprei de um laboratório, ele vem em pó, mas não sei como posso usar, como ¨diluir¨para fazer uso tópico dele. Alguém sabe como posso usar ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente essa pergunta que estou fazendo há dias...rs. Vamos aguardar as respostas.

      Excluir
    2. O melhor é usar as próprias tópicas feitas em detalhes para a face, usar misturinhas orais ou de preparos para suplementação não é o caminho!

      Excluir
  50. Olá Edu, eu tenho usado a vitamina c da Cosmobeauty e aliada à luz pulsada tem me dado ótimos resultados no clareamento da pele.
    Fica a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  51. Oi Edu, parabéns adorei esse Blog, faço uso continuo do C10, mas sofro muito com olheiras bem escuras, sou alérgica a vitamina k, minha pele é muito clara, vc tem alguma fórmula que possa me indicar para acabar com essas olheiras ??? caso sim poderia me passar por imail??? rose.curto@hotmail.com grata pela atenção

    ResponderExcluir
  52. OIi!!Parabéns pelo seu blog, gosto muito de lê-lo, seus assuntos são bem explanados!!!Sei que não é o objeto em pauta, mas tenho a seguinte dúvida:
    Alguém já usou o creme Poderoso Anti-Rugas(Argireline 8%+Kinetin 5%+Ascorbosilane 2%) da farmácia dermo manipulações? Caso afirmativo, notaram alguma diferença,ou seja, viram a melhora na diminuição de rugas?

    ResponderExcluir
  53. Oi Edu!
    Descubri o seu blog a alguns dias e estou amando!
    Gostaria, se possível que você me esclarecesse uma dúvida: uma colega me disse que em um grupo de face dela as meninas estão tratando melasma com vitamina C em gotas comprada em farmácia e diluída com um pouco de creme e essa mistura foi recomendada pela dermatologista de uma delas. Minha colega disse que muitas delas relataram uma melhora muito significativa nas manchas. Será possível? Pq nem se compara ao valor que pagamos em um dermocosmético.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!