terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hidroquinona Para Clarear a Pele de Verdade

Olá pessoas vaidosas. Tudo parece lindo até o começo dos vinte e poucos anos, mas mesmo se protegendo do sol da melhor maneira possível, você descobre que manchas começam a surgir, quem nunca se protegeu dos raios UV também começa a notar o problema surgindo, só que de maneira bem mais severa. Tudo pode ser uma brecha para a derme começar a se pigmentar, uma marca de espinha, alterações hormonais, medicamentos, gravidez e até mesmo uma picada de inseto. Tendo em vista que mancha é o problema mais difícil de resolver com tratamentos e dermocosméticos, até mesmo mais complicado que rugas e perda de firmeza, as pessoas entram em desespero. Muitos cremes caros, peeling e reaplicação quase doentia de filtro solar ao longo do dia acabam por deixar o paciente desapontado, pois todas as medidas tomadas nada adiantam ou pouco resolvem, é ai que entra o principio ativo mais 'odiado e amado' de nossos dias atuais, a Hidroquinona.

Hidroquinona

O Que é Hidroquinona e Para Que Serve:
Hidroquinona é um composto orgânico aromático, é um difenol, substância eminente redutora. A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque.

Como Age:
O composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina.

Hidroquinona

Resultados:
Apesar de ser o ativo mais prescrito pelos dermatologistas e o mais poderoso para combater as manchas, a Hidroquinona só tem seus primeiros resultados após dois meses em média de aplicação regular. Seu uso geralmente não ultrapassa oito meses, pois o mesmo apresenta problemas com o uso prolongado. O que se pode esperar é que a pele no geral fique mais uniforme e bonita, alguns tipos de manchas desaparecem, outras ficam menos evidentes e a face ganha alguns tons mais claros, desta maneira ela revela uma pele com menos imperfeições e com o tom mais regular.

Os Problemas da Hidroquinona:
Sabe-se que a aplicação tópica da Hidroquinona pode ocasionar a ocorrência de leucomelanodermias em confete, um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina, e da ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele. Além dessas anormalidades e da ocorrência de câncer, estudos mostram a ocorrência de adenoma renal e leucemia em experimentos animais, indicando sua nefrotoxicidade. Hoje, é conhecido o modo como a Hidroquinona e seus metabólitos podem causar dano ao DNA e inibir a apoptose de células em mutação. Seu uso diário também pode provocar acúmulo no corpo através da absorção sistêmica. (fonte: Mauricio Pupo).

Para informações mais completas sobre os riscos da Hidroquinona, sugiro um texto que foi publicado originalmente pelo The New York Times e editado e republicado pelo Vaidade Derme com o título: O Que Os Clareadores Realmente Fazem? E Os Riscos Da Hidroquinona. Neste post você encontrará informações bem completas sobre toda a problemática que a Hidroquinona pode causar. Em vários países o uso já foi proibido ou o acesso dificultado, por hora o Brasil libera a Hidroquinona mas a Anvisa estuda a possibilidade de proibi-la devido vários estudos mundiais que tem demostrado que os riscos não justificam os resultados.

                                                 Algumas marcas disponíveis no mercado

Reações da Hidroquinona:
As dificuldades mais sentidas pelos pacientes são pele seca, vermelhidão, coceira, inchaço e sensibilidade, podendo também apresentar formação de bolhas, aparecimento de pigmentos azuis e pretas na pele, neste caso o uso deve ser interrompido e o médico consultado.

Combinações Com Hidroquinona Para Efeitos Mais Potentes: 
Hoje a hidroquinona é encontrada em medicamentos tópicos com concentrações de 2% á 4%, ela pode ser o único composto ou em combinação com demais ativos que potencializam seus efeitos, destes, o mais famoso é o Ácido Retinóico, juntamente com algum corticóide. A mais clássica dessas combinações é chamada de  Fórmula de Kligman que consiste em fluocinolona á 0,01%, hidroquinona á 4% e tretinoína 0,05% .

Já manipulado, a Hidroquinona pode ser formulada de 2% á 10%, que também pode ser apenas Hidroquinona ou em associação á outros ativos, segue uma lista de algumas possibilidades de manipulação:

* Hidroquinona 5%; Tretinoína 0,05%; Dexametasona 0,05%; Creme Lanette qsp 30g.
* Hidroquinona 2,5g; VC-PMG 1,5g; Hidrocortisona 0,05g; Creme Lanette qsp 30g.
* Hidroquinona 3%; Ácido Glicólico 6% Alfa Bisabolol 0,5%; Gel qsp 30g.
* Hidroquinona 4%; Ácido Kójico 2%; Ácido Glicólico 6%; Creme qsp 30g.
* Hidroquinona 10%; Azeloglicina 15%; Hidrocortisona 0,05%; Creme qsp 30g.

Ácido Retinóico e Hidroquinona de forma separada
Hidroquinona

O Que Fazer Para Que o Tratamento Seja Confortável:
As dicas são simples e certamente irão ajudar o paciente ao longo do tratamento suportar possíveis efeitos colaterais. Lave o rosto com uma sabonete mais neutro, remova totalmente a Hidroquinona pela manhã, evite ao máximo a exposição ao sol e mesmo assim capriche na aplicação e reaplicação do filtro solar (reaplique pelo menos no meio do dia). Passe uma fina camada sobre a pele que irá receber o tratamento, não exagere na dose, use apenas o suficiente e caso seja necessário use um dia sim e outro não, ou dois dias sim e um não, o importante é ter paciência e disciplina. Por fim e não menos importante, desconsidere o uso de cremes muito abrasivos que contenha outros ácidos e adstringentes que ressequem e esfoliam a pele.

Contra-Indicação:
Hidroquinona é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade, alergia ou intolerância ao componente  Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não devem usar. 

Mais uma opção de marca disponível no mercado
Hidroquinona

Considerações Finais e Depoimento Pessoal:
O mais importante é ir em um médico de confiança e ter uma conversa legal, não saia por ai comprando coisas que podem acabar por danificar sua pele ou agravar o problema, principalmente se seu conhecimento for mínimo, o mais legal é seguir uma rotina de cuidados bem dirigida por um profissional. Apesar das 'monstruosidades' da Hidroquinona, eu mesmo faço uso as vezes por um tempo mais curto e muito das vezes associado a tretinoína e tudo sempre foi bem tranquilo, minha pele fica mais clara, com um tom mais belo, as manchas temporárias de acne somem muito mais rápido e a face revela tons desiguais praticamente nulos, sem nenhum problema grave, no máximo uma leve coceira no pescoço que geralmente passa em dois dias e uma descamação hiper leve no queixo que ocorre a cada 20 dias em média, no mais a Hidroquinona tem me ajudado a alcançar de maneira considerável uma rosto mais apresentável dentro do possível. 

Existem várias opções de dermo/cosméticos que também tem um respeito grande dos médicos e estudos científicos que podem lhe ajudar a obter uma pele com menos manchas, o Vaidade Derme fez um texto mostrando alguma dessas opções: 30 Opções de Clareadores Faciais | Luta Contra Manchas. Infelizmente ainda não existe uma solução totalmente eficaz e segura contra as variadas formas de manchas, o filtro solar  continua sendo o seu melhor amigo quando o assunto é pigmentação e também o temido envelhecimento. É muito mais fácil se prevenir do que correr atrás dos danos.  

Se você gostou deste texto, então certamente irá adorar o 25 Tops Ativos Que Clareiam a Pele. Conheça o Poder e Opções no Combate as Machas e Tons Irregulares.

273 comentários :

  1. Edu,

    Já fui muito encucada com manchas, mas hoje vejo que uma boa maquiagem ajuda a esconder o problema e até a amenizar.

    Para mim um dos piores problemas são cicatrizes de acne e poros dilatados pq quanto mais vc tenta esconder (maquiagem) mais evidencia o problema.

    Hidroquinona eu já usei e parei pq no calor que faz na minha cidade acho que pode piorar as manchas pelo fato do produto deixar a pele hiper sensível aos raios solares.

    Aproveitando o poster, quero te dizer que achei o protetor ada tina pore melhor do que o biore milk, é incrível como ele matifica a pele e faz um pouco papel de primer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Silvia, o foda é o preço, quase R$ 100,00. kkk

      Excluir
    2. Edu,

      Na Kutis pagando no boleto bancario tem 5 por cento de desconto e sai a menos de 80 reais, mesmo assim ainda é muito caro, o biore para quem faz compras internacionais com certeza tem um melhor custo beneficio.

      Excluir
    3. Pois é, logo vou testar filtros asiáticos novos, vamos ver!

      Excluir
    4. Edu , eu trabalho em uma farmácia de manipulação, e lá nos manipulamos um creme para as manchas que contém hidroquinona, o creme é muito 10 mesmo, qualquer farmácia de manipulação vc encontra e o preço e acessível.

      Excluir
    5. O FILTRO SOLAR DA ADA TINA é UM MUST COMO DIZEM AS BLOGUEIRAS POR AI.kkkk MAS INFELIZMENTE O PREçO é MUITO ELEVADO.POR ESSE MOTIVO RESOLVI USAR O DA VICHY é TAO BOM QTO O DA ADA E O MINESOL E CUSTA MENOS D 50 REAIS.

      Excluir
  2. Oi Edu,

    realmente manchas são uns transtornos... teu alerta para os cuidados imprescindíveis com o uso da hidroquinona deixa bem claro que o ideal é procurar um bom profissional para cuidar das "intrusas"...O filtro solar é meu aliado inseparável...
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Mariangela, tenho uma tia muito querida com este nome. Um abração!

      Excluir
  3. Oi, Edu!
    Descobri seu blog há algum tempo e acho super interessante o modo como vc expõe o mecanismo de ação dos ativos/produtos e como vc coloca suas impressões acerca deles.... Parabéns pela paciência para escrever e pelos comentários, na maioria bem pertinentes. Quanto à hidroquinona, gostaria de esclarecer que é um ativo ainda utilizado mas já quase proscrito devido às possíveis complicações, especialmente em peles orientais. E o melhor efeito deste ativo se dá em associação com alfahidroxiacidos como o retinóico, glicólico e mandélico, com efeito sinérgico. O uso dele sozinho não é recomendado porque o resultado frustra. Att, Dra. Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra Gabriela eu sou negro e estou com a pele com varios tons diferentes, meus braços tem um tom, meu peito e costas tem outro e meu rosto tem outro totalmente diferente. o que posso fazer para ter apenas um tom de pele??

      Excluir
    2. Dra. Gabriela eu posso estar usando a hidroquinona para clarear o pênis?

      Excluir
  4. Obrigado Dr Gabriela, você é dermatologista? Bom ver seu comentário por aqui!

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu, tudo bem? graças a seu blog decidi cuidar da minha pele q por muitos anos eu tive/tenho uma mancha roxa na buchecha esquerda q sempre lotava de espinhas dentro desta mancha, procurei uma dermatologista e ela me receitou epiduo gel + tetraciclina, até então as espinhas sumiram, mas a mancha continuou e pior, começou a nascer espinhas em outros lugares do rosto e agora ficam manchas mesmo sem eu toca-las, coisa q nunca fiz, antes de iniciar este tratamento nascia na testa ou no queixo, cicatrizava e acabou, nunca ficou marcas. Comprei o vitanol A a 0,25% deu uma amenizada na circunferencia da mancha mencionada, uso todo dia, já estou indo para a 3ª semana, só que não aguentei usar essa porcentagem baixa e comprei o tubo com a porcentagem de 0,5% minha pele ou é boa demais ou ruim demais, porque não arde nenhum ácido que já passei nela, atualmente continua descamando, mas lotou de espinhas e meu rosto ta cada vez mais manchado, sei q existe a fase da piora neste tratamento, quanto tempo a vitanol a tira as manchas? é verdade que as manchas das espinhas são temporárias? faço religiosamente todo o cuidado com a pele, uso um sabonete da clinique para peles oleosas, livre de acido salicilico e o tonico para peles sensíveis da la Roche Posay e filtro solar fator 30 Minesol oil control, por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, não sei e nem posso te dizer sobre tempo, de fato existem peles que são ótimas e pouco sofrem com o ácido. O Vaidade Derme não esta aqui para responder questões de extrema particularidade e de indagações pontuais, apenas para orientar a todos de forma geral. Converse com seu médico. Um grande abraço!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Edu! Adoro seu blog. Tenho uma dúvida: você disse que as vezes usa hidroquinona associada a tretinoína. Você usa as duas ao mesmo tempo, passa uma e depois a outra na mesma noite, ou usa uma numa noite e a outra na noite seguinte, intercaladas? Obrigada. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. No inverno eu usei a hidroquinona aliado ao retinoico, adorei o resultado, não tenho marcas de acne, nem poros dilatados, usei apenas para clarear umas sardas de sol.

    Fiquei parecendo uma barata descascada. mas valeu a pena, agora como estamos no verão tô na manutenção com acido kojico e arbutin, meu tom mudou e eu perdi meus po compacto kkkkkkkk.

    Esse inverno vou usar novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, tudo tem seu preço né Carla?

      Excluir
    2. Oi meu nome e janaina tenho 25 anos e dois filho s depois das gestação minhas virilhas e axilas ficaram muito escura. Sou branca e estou morrendo fe vergonha posso usar. Hidroquinona sem medo.

      Excluir
  9. Depois do uso da hidroquinona e retinóico tive que mudar totalmente os cuidados com minha pele, tudo mudou, ela ficou mais sensível, tique trocar alguns produtos de limpeza... os protetores continuam os mesmos, mas os limpadores mudaram.

    Em relação a maquiagi, mudou meu pó, pq a pele clareou em 02 tons

    ResponderExcluir
  10. Edu, como você passa as duas juntas? primeiro uma depois a outra? ou vc mistura as duas nas mãos e tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro tretinoína e depois a hidroquinana, mas você pode comprar as duas juntas, mais fácil e mais poderoso, já que o veiculo é apenas um!

      Excluir
  11. Olá Edu

    Eu uso Vitanol-A 0,25 e SUPER RECOMENDO!!!

    Na minha pele não teve irritações não ficou vermelha achei super estranho mais continuei usando e começou um a descascar muito mais tipo muito mesmo kkkkkkkkkkk' isso e normal??? uso protetor solar Ada Tina Matte por indicação usa AMEIII =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super normal... espero que seus resultados sejam cada vez melhores. Abraços.

      Excluir
  12. Oi Edu, o blog continua ótimo, parabéns! Bom, queria uma opnião sua. Fui a uma consulta com minha dermatologista e após o encerramento de meu tratamento com Adacne Clin Gel, agora ela indicou iniciar o tratamento noturno com Vitacid Plus (contém tretinoina 0,5 e hidroquinona a 4%). Bom, a fim de minimizar os efeitos colaterais produzidos pelo uso desse medicamento, pensei em usar uma fina camada de Bepanthol no rosto e após 10 minutos aplicar o Vitacid Plus, você acha que o uso do Bepanthol pode interferir negativamente no resultado do tratamento? Beijos, Cecília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, no máximo diluir mais os princípios ativos e deixar o tratamento mais lento e mais agradável!

      Excluir
  13. Edu amore, eu uso o vitanol A e por cima dele eu aplico o triluma ,mas to curiosa aki , vc aplica a hidroquinona no rosto todo?
    beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, todas as informações e riscos mostrados em estudos estão disponíveis neste texto! Um grande abraço.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Seu texto foi bastante esclarecedor, mais ainda me resta uma dúvida, tenho pele mega oleosa, marcas de acne e bastante poros dilatados, minha dermatologista prescreveu: hidroquinona 5% /fluocinolona 0,01%/tretinona 0,05%. gostaria de saber se realmente clareia as manchas ocasionadas pela acne, e se os poros realmente amenizam?
    Aplico o produto apenas nas manchas ou em toda face? Des de já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josue, aplique em toda a face, manchas de acne apresentam bons resultados, já os poros, a hidroquinona não fará nada por eles, mas a tretinoína pode amenizá-los devido sua ação de controle de oleosidade, mas não é algo para essa finalidade, não espere um grande resultado neste sentido.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Carol, fiquei em dúvida, pois existem componentes que não são bons misturar, converse com seu médico. Se o Demelan puder ser usado de dia, ai sim, a hidroquinona vc usa de noite, mas misturar os dois... melhor um profissional!

      Excluir
  18. oi estou com acnes sao poucas mas sao feias e dificies de sair,estou usando hidroquinona e usava vitanol mas como faço agora posso usar vitanol a noite e hidroquinona durante o dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hidroquinona pode sim usar de dia, mas sugiro que vc vá ao seu médico, e lembre´se, muito filtro solar de qualidade, tudo bem bonitinho pra não dar em merd....

      Excluir
    2. já fui ao dermato ela me passou vitanol,e sum max protetor so que parece que nao ta mais fazendo efeito ai comecei a usar hidroquinona,uso bastante protetor sim então a noite vitanol e de dia hidroquinona certo? ah e posso colocar um pouco de dexametasona no hidroquinona to desesperada com esse rosto me ajuda kkkk

      Excluir
    3. KKKK. Vanessa, procure um bom médico, é melhor!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá Edu, maravilhoso seu blog.
    Tenho 30 anos e todos os dias tenho que fazer a barba .E ambos os lados do meu rosto na região na bochecha está escurecida, me incomoda muito essa mancha .Estou em uso de hidroquinona associada a outra composição.
    Você tem mais alguma dica para mim.
    Se você puder me indicar um filtro solar te agradeço , sou moreno e pele oleosa.
    Muito obrigado e uma ótima semana para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welinton, um bem baratinho é o Minesol da Roc FPS 30 para peles mais morenas, pois o FPS 70 é mais para peles claras.

      Excluir
  22. olá edu, qual é a diferença entre hidroquinona e vitanol -a? O vitanol -a é mais potente e pode usar sempre e não faz mal após usar tanto tempo?
    o hidroquinona pode ser usado no máximo 8 meses e tem contra indicações, isso?

    ResponderExcluir
  23. Ham??? Monique, Hidroquinona é isso tudo que eu falei neste texto, e vitanol a é o nome de um produto que que comercializa tretinoína.

    ResponderExcluir
  24. Olá, o Vitanol-a 0,5 foi a única solução para a acne que me acompanha há muito tempo. Tenho 19 anos agora, e para as manchinhas, usava clariderm. Comecei a usar Hidroquinona, aquela de farmácia, há uns dois dias, só que coloquei muita quantidade, e nos lugares apicados a pelel ficou bastante avermelhada. Acredito que com o tempo isso vá passar, por enquanto suspendi o uso. Ah, meu protetor solar é fator 99, comprei pela internet, gostaria de saber sobre a eficácia desse fator que é bem mais alto do que eu ouço as pessoas comentando, se puder me ajudar agradeço. Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Holá Edu amei seu blog, está realmente muito bem escrito, merece o destaque que vem tendo na internet.
    tenho 30 anos e algumas manchas rochas de espinhas porque eu mecho nelas. vício terrível ...:(
    comprei hidroquinona e o vitanol -a
    como sugere que eu comece a aplicar?
    Tenho filtro de 30 ..manipulado..quero fazer tudo certo.
    é possível que com esse tratamento alguns poros se fechem também?
    alguma dica?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Holá Edu amei seu blog, está realmente muito bem escrito, merece o destaque que vem tendo na internet.
    tenho 30 anos e algumas manchas rochas de espinhas porque eu mecho nelas. vício terrível ...:(
    comprei hidroquinona e o vitanol -a
    como sugere que eu comece a aplicar?
    Tenho filtro de 30 ..manipulado..quero fazer tudo certo.
    é possível que com esse tratamento alguns poros se fechem também?
    alguma dica?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  27. é possível sim, só não confio em filtros manipulados de forma 100%, minha opinião. Use somente de noite, de forma normal, como orientado no texto!

    ResponderExcluir
  28. Fui na dermatologista ano passado e ela me passou essa hidroquinona pra passar na região do buço pq tava meio escurecida, só que eu acho que passei mais do que devia porque fiquei com a pele queimando e vermelha e aí nunca mais usei. Mas queria 'dar mais uma chance' pq agr tenho umas manchas de espinha que queria clarear, mas como é no rosto, tenho medo de ficar toda vermelha de novo rsss Será que devo me arriscar ou não??

    ResponderExcluir
  29. Noelle, vá a um outro dermato e converse com ele!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, só seu médico pode lhe responder a sua pergunta.

      Excluir
  31. Rafaela - Olá Edu adorei o blog, realmente várias dicas preciosas. Tenho problema com axila e virilhas escuras nesse caso também ajudaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja com seu dermato Carla! Beijão.

      Excluir
    2. Minha mãe utilizou na virilha a hidroquinona e parou porque não aguentou. Tanto ela como minha amiga ficaram com a virilha muitíssimo irritada e descamando muito. Clareou um pouco mas parecia que elas estavam com assaduras.

      Excluir
    3. Ola.. minha dermato me passou Hidroquinona 4% com hidrocortisona 1% para virilha e axila escurecida.. estou na primeira semana de tratamento ainda não percebi resultado e nem irritação.

      Excluir
  32. Olá. Minha dermatologista prescreveu Vitanol A pra mim. Até acho ele legalzinho mas não sou muito fã. Ela passou também um sabonete anti-seborreico da Vichy,uma água termal e Epidac,além de um filtro (que eu não sou muito fã) da Ròc... Tudo isso pra ver se reduz minha oleosidade. Se não melhorar,partiremos pro roacutan,fiz até os exames já pra ver se poderei usar. O que você sabe sobre esse medicamento? Ah, a Hidroquinona eu uso ná área do pescoço(por conta própria. Minha pele não é clara nem escura. Sou o típico pardo. Minha cor não me incomoda,somente a oleosidade e estou usando a hidroquinona porque nunca fui de usar filtro na área do pescoço,aí agora está bem escura e está me incomodando. A hidroquinona poderá clarear esta área? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, sei tudo sobre Roacutam, inclusive já usei, mas como o Vaidade Derme não possui texto sobre ele no Blog, procure outras fontes para se informar. Abraços.

      Excluir
  33. olá !!! edu gostaria de saber se posso usar o hidroquinona e vitanol -a ao mesmo tempo e por quanto tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode Claudio, tanto é que o próprio texto que você leu diz sobre isso, volte a leitura e veja como.

      Excluir
  34. Eu tive melasma facil depois da gravidez, então minha dermatologista me receitou hidroquinona combinado com acido glicinrizico e acido retinoico, realmente funciona. O problema é que quem tem melasma nunca deixa de ter, sempre que se expuser demais ao sol as manchas voltam. Faço uso do medicamento a cinco anos, uso e paro, uso e paro, o bom é que estou sempre jovem, mas as vezes me preocupo com as consequencias que o uso do medicamento pode provocar, as vezes quando passo no rosto, sinto uma reação estranha, no pulmão, começo a tossir, depois passa.

    ResponderExcluir
  35. Jane:Meu dermatolodgista mi indicou hidroquinona para passar nas axilas.Posso usar fusiona mesmo....

    ResponderExcluir
  36. Fui indicada pelo dermatologista a usar hidroquinona 2%, mando manipular e o resultado está sendo surpreendente. Por conta da minha pele ser mto oleosa, tive mtas espinhas que acabaram por manchar e mto o meu rosto com manchas escuras. E usando esse produto, minha pele melhorou 80% já. Estou super feliz com o resultado. Claro, sempre usando o filtro solar! Super recomendo, sob prescrição médica, claro!

    ResponderExcluir
  37. Edu, minha dermatologista passou Vitanola 0,5 a noite, e acido salicilico 3% manipulado com resorcina 2%, mentol e canfora pela manha antes do protetor. Mas na bula do Vitanola fala que nao pode usar concomitante com acido. Queria só tirar algumas manchas de espinhas e fechar os poros do nariz. Minha irmã falou que vai secar minha pele. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode secar sim, mas ácidos podem ser misturados nesta situação, já que um é de manhã e outro é pela noite, sem problemas, tudo é uma questão de pele, faço o teste!

      Excluir
  38. Oi Edu, usei a hidroquinona 3% e o acido glicólico 4% receitados por minha dermatologista por 2 meses. Acabei de usar no prazo determinado, mas ainda existem manchas vermelhas de acne, que me incomodam muito. Será que posso usar por mais um mês ou devo voltar na minha médica?

    ResponderExcluir
  39. Amei seu texto!! E gostaria de deixar registrado aqui também que eu já faço o uso da hidroquinona há 5 meses e é realmente inacreditável, minha dermatologista passou para que eu usasse nas costas pois era muito manchada, usei cerca de 3 á 4 vezes por semana sempre dia sim dia nao e até mesmo as vezes descansava 4,5,até 6 dias sem usar e para mim funcionou muito bem, é só ter paciência que da ótimos resultados!!

    ResponderExcluir
  40. Edu, encontrei seu blog pesquisando sobre Claquinona. Tenho 62 anos e estou com manchas na região superior da face (naquela "gordinho" que forma quando a gente ri). A dermatologista receitou Glyquin. Não consegui usá-lo por ser muito oleoso. Então, receitou a Claquinona. Você acredita que terei algum resultado positivo? Parabéns pelo blog. Abraço. Bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabete, só o tempo poderá responder isso, tudo é possível!

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Edu, gostaria de saber se para manchas na virilha tbm funciona, e se precisa de receita pra comprar. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode funcionar sim, vá a um médico e procure ajuda. Dificilmente uma farmácia pede receita!

      Excluir
  43. Ola Edu,tudo bem? gostaria de saber qual o esfoliante que posso usar,para tira estas pele mortas ? uso vitanol-a. sera que posso trocar o vitanol-a pelo hidroquinona? bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa tem nada haver com a outra, sinceramente não entendi seu ponto de vista e nem se entendeu para que cada um de forma isolada serve Thania, já sobre os esfoliantes, tem boas resenhas aqui no Blog, leia e julgue o melhor para si. Abraços.

      Excluir
  44. edu tds os dia uso sabonete e hidratante mary kay e pela manhã uso filtro solar da roc. comprei vitacid plus e vou usar duas vezes por semana durante a noite. será que poderia continuam usando mary kay.. e posso fazer esfoliaçao uma vez por semana.....agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá edu gostaria de saber se com o uso vitacid plus posso usar m esfuziante da mary kay? e normal meu rosto ficar vermelho já com quase nove dias de uso

      Excluir
  45. Boa noite! Edu, tenho melasma e já trato há dois anos, usei Vitanol A, demelan e fiz o peeling de cristal que por sinal foi muito agressivo.em seguida a minha pele ficou muito sensível, a dermato me prescreveu alguns produtos da mantecorp, aí foi q tudo desandou.Agora estou usando protetor Ada Tina matte(graças a vc tô amando) e vitano A. E gostaria muito que você me sugerisse um hidrante, afinal o que a dermato prescreveu não tà dando certo. Agecare horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca, infelizmente não indico nada de maneira pontual, mas aqui no Blog existem várias resenhas bacanas de hidratantes, talvez um lhe agrade. Boa sorte e sucesso.

      Excluir
  46. Olá Edu

    Essa pomada serve para manchas no bumbum ?

    já usei varias e não vir resultado nenhum .

    ResponderExcluir
  47. olá! vc acha que hidroquinona ajuda a clarear as olheiras amarronzadas? obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provável que sim Alex, não deixe de consultar seu médico!

      Excluir
  48. gostaria de saber um remedio para tirar macha de catapora?

    ResponderExcluir
  49. olá Edu, tenho sardas no rosto, mais a que mais me incomoda é na regiao do buço,fui a dermatologista e ela me indicou a usar "hormoskin" que é a base de hidroquinona e tretinoina para clarear e o protetor solar "EPISOL SEC 45fps",mais estou com medo de usar e minhas sardas escurecerem,o que vc acha a respeito?devo ou nao inicar o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, muito raro eu contrariar um pedido médico, mas se eu fosse vc compraria um outro protetor solar! Abraços.

      Excluir
  50. Olá , tenho uma mancha na canela , ela não é muito escura mas me incomoda muito . Uma época do ano teve uma obra na minha casa e tenho alergia a poeira e isso fez com que minhas pernas coçassem muito. Depois de um banho estava coçando muito e fiquei esfregando a toalha e "queimei" minha canela no início estava vermelha mas depois ficou um pouco escura , bem pouco mesmo ! Queria saber se essa pomada pode ajudar a clarear mais a macha ! Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Olá estou usando a hidroquinona, ácido lático, ácido retinoico e alfa bisabolol orientado pela minha dermatologista produto manipulado, tem aproximadamente um mês e agora percebi, que começaram aparecer manchas marrons no meu rosto,sendo que eu usei e reapliquei o protetor solar o tempo todo inclusive à noite, como foi dito pela médica.
    O que devo fazer? Devo suspender o uso imediatamente?
    Essas manchas são reversíveis?como posso tratá-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May, eu no seu caso suspenderia e uria a outro médico, na verdade nunca vi um paciente usar tantos ácidos de uma única só vez, fiquei impressionado. Sorte!!!

      Excluir
  52. Bom dia Edu, estou usando a hidroquinona a 5 dias minha pele está meio seca, e com milhões de micro bolinhas, mas não estou sentindo nenhum desconforto, depois dessas bolinhas vem a descamação? essas bolinhas são normais ou devo suspender o uso?

    ResponderExcluir
  53. oi, estou usando a hidroquinona a 5 dias e já apareceram milhões de bolinhas na minha pele, mas não tenho nenhum tipo de desconforto como vermelhidão e ardencia, essas bolinhas são normais? depois vai descascar? obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... Yasmim, só seu médico para avaliar normalidades e anormalidades.

      Excluir
  54. Tem algo que eu possa fazer para voltar a ter melanina? Fiz tratamento há muitos anos atrás com ácidos pra clarear melasmas e foi maravilhoso, pois fiquei com a pele do rosto sem manchas, porém tem uma região onde ficou pontinhos mais brancos, esses pontinhos foram lugares onde perdi a melanina devido ao ácido? e tem o que fazer pra reverter?

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde eu fiz tratamento com Hidroquinona a muito tempo atras, tinha muitas manchas de gravidez e sairam todas, minha pele ficou linda, porém surgiram pontos mais branco que minha pele, perdi a melanina nesses lugares, tem como reverter? o que usar? laser CO2 resolve? obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Oi edu.comesei usar idroquinona ESA semana, 5 noites seguida mas cinto tanto desconforto , sera q e normal alguem q usa sente ou já sentiu assim?? Bjs

    ResponderExcluir
  57. Ola edu .adorei o blog tirei muitas duvida .bjx

    ResponderExcluir
  58. Oi edu.comesei usar idroquinona ESA semana, 5 noites seguida mas cinto tanto desconforto , sera q e normal alguem q usa sente ou já sentiu assim?? Bjs

    ResponderExcluir
  59. Ola edu tenho manchas escuras no meu rosto.hidroquinona clareia mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, releia o texto para tais respostas e procure um médico. Abraços

      Excluir
  60. ola Edu Marques, gostaria de saber se pode usar idroquinona de dia e passar protetor solar p cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, já fiz isso um intervalo curto de tempo, mas tudo isso depende do seu médico!

      Excluir
  61. edu gostaria de saber se pode usar a hidroquinona ao dia passando protetor solar por cima dela no rosto?

    ResponderExcluir
  62. Eu comecei a usar uma solução tem dia,acordei com o rosto vermelho. Não uso nunca mais, me deu alergia.Não recomendo,é muito forte. A pele fica ultra, big,mega blaster,master sensível.

    ResponderExcluir
  63. Gente, comecei faz 1 dia a solução de hidroquinona, hoje acordei com o rosto vermelho e um pouco inchado, não recomendo, é muito forte. Me deu alergia.Não vale à pena, vá ao médico e procure outro tratamento além desse componente. Já parei o meu, Deus me livre!

    ResponderExcluir
  64. Mano passamos em todo o rosto exceto em cima da palmeras dos olhos ? Tipo tem que dormir com ele no rosto, n e ariscado entrar um pouco nos olhos quando dormimos tipo se mechemos e tudo na cama, e tem que usar protetor solar durante o dia ? Sou moreno claro, e vi que tu usa outro alem de hidroquinona , qual e o outro ? Pode misturar e tals ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, entra no olho não, e suas demais perguntas, estão todas contidas no texto! Abraços.

      Excluir
  65. Pesquisando sobre cuidados com a pele, acabei vendo o sei site. Tenho melasma de gravidez. Já fui a dermatologista, que me passou uma fórmula e filtro solar, fator de proteção 100, creme tinto. Só que este bloqueador está em falta no mercado. Aliás, parece que todos estão , no Rio. Impressionante! Gostaria que me indicasse um bom bloqueador solar, proteção total para quem usa ácido, como eu. Grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, existem vários, o melhor é buscar com seu médico uma segunda alternativa, até mesmo uma terceira.

      Excluir
  66. Oi Edu, muito bom seu site viu? descobri pesquisando exatamente sobre o hidroquinona. Comecei usar hidroquinona semana passada, sinceramente, não sinto reação nenhuma após o uso. Estou usando para manchas de queimadura de óleo, e de produtos como diabo verde que no manuseio respingou no meu braço, são manchas pequenas, porém me incomodam, estou usando também nos cotovelos que estão muito mais escuros do que o braço. pode usar nas axilas? srsrsrs só pra saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, melhor sempre perguntar ao seu médico. Sorte no tratamento!

      Excluir
  67. Pesquisando sobre cuidados com a pele, acabei vendo o seu site.. Parabéns adoreii as dicas,
    mais queria tirar uma duvida Edu ...
    meeu rosto é bastante sensivel e oleoso ,
    devido medicamentos começou apareçer algumas manchas , algumas de acne, ..mim indicaram SOLUÇAO DE HIDROQUINONA , Será que devo me arriscar ou não??

    ResponderExcluir
  68. Denise, procure um profissional para lhe orientar.

    ResponderExcluir
  69. Tem um creme para tirar manchas, que contém hidroquinona, eu trabalho em uma farmácia de manipulação e esse creme sai muito e o preço e acessível. é muito 10 mesmo

    ResponderExcluir
  70. Edu, estou tratando minha pelr com tretinoína e hidroquinona. Minhs dermato receitou Minesol Oil Control FPS30, pois minhs pele, dps que psrei de fumar ficou oleosissima. Só que estou achando o fator de proteção muito baixo. Moro no Rio, minha pele é clara, já já começa o verão... vc indica um outro bloqueador para pele beeeem oleosa, com mais fps?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, Pat, pois a partir do fator de proteção 30 o aumento do nível de proteção é irrisório com FPS maiores.

      A vantagem do Minesol 30 é que ele evita que a pele fique oleosa muito rápido.

      Excluir
    2. Só não se esquecendo que essa 'pequena' porcentagem pode ser extremamente significante ao longo dos anos, chegando com uma diferença de até 4% de proteção a mais UVA e UVB diárias.

      Excluir
  71. Olá estou grávida de 6 meses, já tinha manchas no rosto devido ao uso do anticoncepcional Diane, que não era indicado para minha pele que é mista, em dois meses adquiri melasmas que ficaram até hoje e agora por conta da gravidez estão mais escuras essas manchas e qualquer picada de inseto mancha minha pele. Meu médico obstetra é mestre em medicina e infectologista, ele disse que eu até posso usar a hidroquinona mas não irá resolver muito agora, ele me liberou tingir os cabelos, fazer luzes, mas isso tudo depois do segundo trimestre, mas mesmo assim fico em dúvida de usar ou não, alguém já passou por isso? Tem conhecimento de alguém que não ficou com máscaras na cara pq se cuidou na gravidez com tratamentos? Por favor me ajudem estou desesperada mas não quero prejudicar meu bebê.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Uso tretinoína 0,025%, hidroquinona 4% e hidrocortisona 1% manipulados numa bisnaga de 30g. No dia que eu quiser usar o Vitanol A comprado em farmácia terei o mesmo resultado ou a bisnaga que eu uso serve para coisas diferentes do Vitanol A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada! Mas agora surgiram duas dúvidas: 1. Como usar a tretinoína e a hidroquinona ao mesmo tempo mas em bisnagas separadas? 2. Compensa fazer isso ou é melhor depender para todo sempre da manipulação dos três compostos na mesma bisnaga? :D

      Excluir
    2. Essas questões estão respondidas no próprio texto!

      Excluir
  73. olá, boa tarde, ja usei o vitanol, por pouco tempo e gostei. Mas não descascou, e nem irritou, senti apenas um ressacamento. será que é normal não descamar????? tenho umas manchas e gostaria de usar novamente o vitanol pra ver se da uma sumida nelas, e para rejuvenecer tbem, claro.... mas eu gostaria de saber por quanto tempo uso o vitanol e se posso usar no verão????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar por anos e mais anos Lux, talvez uma pausa de um mês a caca um ano seja legal, para dar uma mudada na rotina, mas depois pode voltar pra ele. Já no verão, se sua rotina for o estilo SEM PRAIA E CLUB, pode usar sim, basta reforçar de leve o filtro solar e sempre preferir o lado da rua com sombra, rrsrsrsrs. Sobre não descamar, ok, tudo certo, muitas pessoas não descamam, isso é ótimo, relaxa. Abraços.

      Excluir
  74. Oi,meu nome é julyana. Tenho manchas nas perna causdas por picadas de insetos. Estou usando essa formula ha 5 dias. Hidroquinona 5% acido kojico 3% e acido glicirrizico 1%. Passo a noite retiro pela manha e passo protetor solar fator 50. Sera q vai clarear mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, não se pode responder essas coisas do nada! Sorte.

      Excluir
    2. Mas pelo oq vc entende essa formula é clareadora?

      Excluir
  75. Puramente clareadora, diria que bem forte também!

    ResponderExcluir
  76. Oi Edu, parabens pelo blog !!
    Estou usando Adapaleno a noite mas não estou tendo um resultado tão bom quanto o esperado. Ja usei tretinoina ano passado e gostei dos resultados, mas não levei adiante. Será que posso revezar os dois, ou posso usar o Vitacid gel a noite e pela manhã o Adacneclin ??
    Muito obrigada !!

    ResponderExcluir
  77. queria saber se pode usar pra eliminar olheiras e sinais de expressão o famoso pé de galinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, olheira faz sentido, mas pés de galinha nenhum, ele não é um anti rugas!

      Excluir
    2. então não tem problema de usar em olheiras? eu digo pelo fato de esta muito próximo aos olhos

      Excluir
  78. Bom sempre tive sardas evidentes , sempre cuidei muito de minha pele e evito sair no sol - Não tenho o costume de usar protetor solar diariamente mais sempre utilizo clareadores noturnos , Comecei a trabalhar em uma farmácia de Manipulação cuja o preço é muito acessível a todos, estou usando a 1 mes e Já noto resultados . Estou satisfeito com o resultado mais devo-lembra-los que o uso de protetor solar é indispensável a pessoas que tem tendência a sardas - ou melhor a todos . é recomendado o uso do protetor solar . Obrigado pelo Blog .

    ResponderExcluir
  79. Boa Tarde! Edu adorei seu blog passo por aqui quase todos os dias para dar uma olhada nas suas postagens,tenho problema com melasma estou usando a hidroquinona asim que obter resultados volto para deixar um comentario.

    ResponderExcluir
  80. Olá Edu, adorei esse artigo, li tb tds os comentários e ainda me resta uma dúvida. Estou usando na virilha uma pomada de fluocinolona acetonida+hidroq+tretinoina, está ficando muito vermelho e irritado, tenho usado bepantol durante o dia, a dúvida: se continuar c o tratam. costuma piorar e escurecer ainda mais, ou a tendência seria sumir a vermelhidão e clarear? Várias pessoas citaram essa irritação mas não o q ocorreu depois. Bjs

    ResponderExcluir
  81. Isso depende muito, o certo é procurar seu médico e usar pelo menos um dia sim e outro não! Sorte.

    ResponderExcluir
  82. Edu, adorei este blog! Então, gente, eu sempre sofri com furunculos, e isso me deixou com muitas manchas na re gião do bumbum e entre as pernas. A dermato me aconselhou usar o hidroquinona, mas feito em farmacia de manipulação. Ela disse que é pra usar de noite, pois a pele não pode ter contato com o sol!

    ResponderExcluir
  83. Edu minha pele é clara e só tenho sardas no meio do rosto nas bochechas e no nariz e algumas intrusas nos braços!! qual desas pomadas você me indaca para usar?

    ResponderExcluir
  84. Te indicar de modo pontual nenhuma, para isso uma boa consulto e ser bem informada é uma boa iniciativa. Bjs.

    ResponderExcluir
  85. oii, eu não entendi... pra ter efeito mais rápido eu misturo a hidroquinona com o vitanol- A???

    ResponderExcluir
  86. Ola Edu !
    Acabei de descolbrir o seu blog e amei a forma detalhada que vc abordou a questão das manchas na pele. Sou mais uma vitima delas ... :(
    Enfim, nas suas sugestões de opções pra manipular, eu escolhi essa : Hidroquinona 4%; Ácido Kójico 2%; Ácido Glicólico 6%; Creme qsp 30g. a minha dúvida é, devo usar todos os dias ? A noite ?
    Mto obrigada.
    Cintya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya, o melhor é seguir o modo de uso e fórmula de seu médico. Abraços.

      Excluir
  87. Tenho algumas partes do meu corpo escuras . e gostarias de saber se posso usar Hidroquinona ? e quanto custa ?

    ResponderExcluir
  88. Thais, só seu médico pode lhe indicar um tratamento.

    ResponderExcluir
  89. Olá, comprei uma hidroquinona na farmácia, a única que tinha era generico, e não vem escrito quanto tem de %. Eu procurei na internet e também não achei. Fui na dermato ela não deu muita informação, perguntei se passasse clareava ela disse que sim e só. Enfim, tenho 16 anos, e meu objetivo é ter a pele branca. Sou morena clara, minha pele do rosto é diferente da do corpo e isso me incomoda. Queria saber se você tem algum conhecimento de que a hidroquinona clareia apenas manchas ou ela clareia a pele inteira. Obrigada, e muito perfeito seu blog (:

    ResponderExcluir
  90. Tenho 55 anos e comecei a usar a hidroquinona a um mês atras para o clareamento das manchas nas mãos, decidi então usar no rosto também, o resultado ta sendo incrível, uma pele mais jovem e as rugas estão sumindo. Uso 2 x ao dia sempre com protetor solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Lu. só hidroquinona pura de manhã e noite? Quantos %?

      Excluir
    2. Olá, no meu caso a hidroquinona que uso é a de 40 mg é um medicamento genérico. Para obter o resultado positivo somente hidroquinona e o protetor solar.

      Excluir
  91. Edu, adorei seu blog.
    Estou usando - seguindo recomendação da minha dermatologista - hidroquinona 7% + fluocinolona 0,01 (noite) bem tópico durante a noite entre os lábios e o nariz (parecem dois bigodinhos rsrss... estou aplicando com palito de dente...) e fluocinolona 0,01% manhã e filtro 60 - tudo manipulado na bioderm (Rio de Janeiro). Estou em uso já por uma semana e claro ainda não vejo efeitos. Vc teria algum tipo de corretivo ou pó compacto para recomendar que consiga esconder essas manchinhas? Afinal é muito chato trabalhar com "bigode" rsrsr

    ResponderExcluir
  92. Katia, não sou super experiente com maquiagem, mas o pó compacto da linha Renew que custa cerca de R$ 50,00 mais a base da Vichy nomaderm são bem legais.

    ResponderExcluir
  93. Olá Edu... Tenho manchas escuras de feridas nas pernas, são poucas mais me incomodam mto, como faço p/ clarear ou elimina-las de vez...? Compro so a pomada hidroquinona ou alguma q tenha ela? E qnts %? Me ajuda... Dsd ja obg :)

    ResponderExcluir
  94. Oi Edu.
    Eu estou usando o Cicatricure Dermoabrasivo,para diminuir linhas de expressões e clarear a pele,já estou com pouco mais de 1 mês usando e já vejo resultado,o problema é que tenho a pele oleosa e não quero ficar 'refém' desse tipo de creme e também sempre aparece as malditas espinhas e que sempre deixa pequenas manchas.O que tu me aconselha,devo continuar com o produto citado ou devo parar para experimentar o creme Hidroquinona em gel?
    Ps. O creme Cicatricure Dermoabrasivo clareou,mas sinto que sua ação estagnou.

    Obrigada.
    Fico no aguardo por resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirlley, este tipo de resposta pontual de consultoria de beleza, o Vaidade Derme não faz. Abraços.

      Excluir
  95. ola, gostaria de saber se o uso da hidroquinona deve ser usado apenas na mancha ou pode ser usado no rosto todo.

    ResponderExcluir
  96. Edu boa tarde! ja que vc falou que pode ser usada no rosto todo, no caso na parte que não tem manchas não ficará mais clara do que na parte da pele manchada? no seu tratamento voce utilizou em toda face? qual resultado vc teve no final?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  97. Olá Edu boa tarde! Gostaria de saber se essa substancia pode ser usada na região da virilha? Obrigada

    ResponderExcluir
  98. Edu... já usei Adacne Clin por um tempo, retornei ao dermatologista dpois de um tempo e ele voltou a passá-lo, porém me indicaram o Hidroquinona + treinoína + fluocinolona... Tenho alguns cravos/espinhas nas costas e algumas manchas recorrentes das mesmas.. Qual seria a melhor escolha ?! Obrigada !

    ResponderExcluir
  99. Lorena, não estamos aqui para dizer o que é o melhor ou não para você, isso, apenas seu médico e você podem dizer. Abraços.

    ResponderExcluir
  100. Ola!Pesquisando sobre hidroquionna,encontrei seu blogue amei!
    Esclareciuitas duvidas,que as vezes nem os medicos conseguem esclarecer.
    parabens!

    ResponderExcluir
  101. Usei e recomendo, hidroquina 4% + acido retinóico 0,5%. Eu tinha muitas manchas escuras no rosto devido a acne, comecei usar a pomada a noite e filtro solar durante o dia, os resultados foram realmente incríveis após um mês de uso. Uma dica é evitar o sol o máximo possível.

    ResponderExcluir
  102. ola minha medica me passou isso mais e manipulado
    ela me disse pra passar nas manchas
    e se eu passar no rosto todo? porque quando passo na manha ela fica mais claro doq meu rosto
    poderia me responder
    murilob9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. tudo bem?
    Usei hidroquinona e estou com a pele seca e cosando muito.
    O que posso usar ?
    aparecida soares.

    ResponderExcluir
  104. Mateus, se sua pele estiver coçando muito, o melhor é suspender e procurar novamente seu médico!

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. A hidroquinona tem o poder de clarear qualquer desordem pigmentar.

    ResponderExcluir
  107. Acredito que hidroquinona é mais eficaz usada com acido kojico tretinoina e algum outro ativo para potencializar os efeitos.

    ResponderExcluir
  108. Eu uso Hidroquinona desde jan/14, é um gel manipulado que minha dermatologista passou. Vejo que minha pele descama onde eu passo o produto mais já sentir melhoras no meu rosto e a mesma disse que é normal. Uso também a pasta que comprei na farmácia e passo na axilia e virilha, também com orientação médica onde já clareou bastante.

    ResponderExcluir
  109. Ada tina normalize matte, biore milk ou oil control da roc na sua opiniao qual o melhor para pele oleosa. Obrigado

    ResponderExcluir
  110. Oie edu...eu uso hidroquinona 2% para clarear minhas axilaque são bem escuras...mas axo que é fraco 2 %. quel porcentagem vc indica...dakelas que vc citou acima qual é a melhor? ou a mais forte?

    ResponderExcluir
  111. Vanessa, só seu médico pode avaliar a concentração do ativo para seu caso! Abração.

    ResponderExcluir
  112. eu ja usei hidroquinoma com bicarbonato de so´dio e deu muito certo tipo assim em uma semana dava muuittaaa diferença pode usar que da certo

    ResponderExcluir
  113. Olá Edu
    Sou branco e tenho a pele muito manchada de sarda e outras manchas, gostaria de saber qual a composiçao q vc indica.

    ResponderExcluir
  114. Oi Edu, achei super interessante esta matéria, mas me deixou com uma dúvida ainda. O Vitanol-A possui hidroquinona? Pois na Bula não fala e em sua matéria possui a imagem. Ou apenas foi uma ilustração da manipulação, que pode ser feita com um composto que possui no Vitanol-A (sendo a tretinoína)?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!