quinta-feira, 2 de junho de 2011

Barba Com Perfeição

Olá pessoas vaidosas. Nada pior que um homem com uma barba mal feita, uma pele irritada, ou ainda o famoso pêlo solitário, que é aquele homem preguiçoso sem tempo, que deixa uma pêlo ali, outro lá... HAAA, dá angústia só de pensar, mas não se preocupe homens de plantão, o Vaidade Derme vai te ajudar. E você mulher que tem aquele namorado, amigo ou marido desprovido de uma barba bem feita, manda esta postagem por e-mail, como se não quisesse dizer nada, depois você pode dizer que mandou por engano, para evitar constrangimento (abafa).

Coisas que deve saber e fazer antes de barbear:

No mercado existem três tipos de produtos para barbear: mousse, gel e creme. Você deve testar e escolher o melhor para sua pele, sempre faça a barba após o banho, além da pele estar mais limpa e livre de óleo, ela dilata os poros e facilita o deslizar da lâmina, em falar em lâmina, se você usa as descartáveis, nunca se esqueça que elas de fato são descartáveis, não use por mais de três vezes, sempre olhe se sua lâmina está em condições de uso.

Se você for escanhoar (o barbear feito no sentido contrário dos pêlos) tome bastante cuidado, principalmente se sua pele for sensível, isso pode causar inflamação, que é a famosa foliculite. Loção pós-barba não é coisa de fresco, fecha os poros e alivia as irritações provocadas por agressões da lâmina, mas cuidado com as loções, algumas fórmulas podem causar mais irritação.

Instrumento para barbear:

1. Navalha: É muito eficiente, corta os pêlos bem rentes à raiz, o que prolonga o efeito liso da pele. Entretanto, o uso da navalha requer muita prática e habilidade. Por isso, é melhor procurar um barbeiro para evitar danos.

2. Aparelhos descartáveis: São os mais baratos. Prefira os modelos com mais de duas lâminas, que cortam os pêlos sem necessidade de passar pela mesma área várias vezes. Por outro lado, é o método mais abrasivo e pode causar irritação na pele. Para aliviar o atrito, o uso de cremes de barbear é imprescindível.

3. Barbeadores elétricos: São os mais práticos porque não precisam de cremes e praticamente são indolores. Como não cortam o pêlo tão rente, diminuem a agressão em peles que apresentam foliculite, porém o resultado não é uma pele tão lisa quanto os outros dois aparelhos conseguem deixar.

10 dicas para um barbear perfeito:

1. Prepare o rosto antes de começar a barbear. O primeiro passo é estar com a pele limpa. Lave bem o rosto e use um hidratante ou algum produto específico para amaciar os pelos da barba.

2. O uso de toalha quente ajuda abrir os poros. Um minuto é o suficiente. A barba feita após o banho também se beneficia desse mesmo efeito, provocado pela água. Quem tem pele seca deve evitar água muito quente, pois pode ressecar ainda mais.

3. Aplique a espuma de barbear e espere agir por pelo menos um minuto. Aproveite para fazer pequenos movimentos circulares e contínuos para que ele aja de maneira eficaz. Isto suaviza a pele, amacia os pêlos e os ergue, para que o barbear seja mais rente e com menos irritações.

4. Preste atenção no sentido em que os pelos crescem. Comece pelas costeletas, depois pela face e pescoço, passe pelas áreas ao redor da boca. Deixe por último o queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer.

5. Esticar a pele enquanto faz a barba ajuda a evitar ferimentos. Use as duas mãos. Uma para segurar o barbeador, a outra para esticar bem a pele. Isso evitará cortes.

6. Controle seus movimentos e não pressione a lâmina demais sobre a pele. Barbeie-se com movimentos curtos. Isto permite mais precisão e irrita menos a pele.

7. Depois de cada passagem de lâmina, lavá-la rapidamente com água morna para retirar o excesso de creme e pelos.

8. Lave bem o rosto após fazer a barba com água morna, para retirar o excesso de creme. Sinta se nenhuma área foi deixada de lado. Cuidado ao retocar, pois quanto se passa a lâmina em um determinado local, mais irritada a pele fica. Use um pouco de creme de barbear novamente nesta área.

9. Depois de barbear, lave o rosto com água fria, para fechar os poros. Evite esfregar a toalha. Seque-o levemente. Para finalizar, passe uma loção pós-barba sem álcool, de acordo com seu tipo de pele.

10. Se sua pele é muito sensível, evite usar bronzeadores ou filtros solares imediatamente após o barbear. Evite também fazer a barba no mesmo dia em que irá nadar, pois o cloro e o sal da água irritam a pele. Durante o fim de semana dê um descanso para sua pele e evite fazer a barba

Agora você não tem mais desculpas para ficar com aquela aparência desleixada e assustadora. A barba é um dos símbolos do universo masculino, e é considerado um charme essencial para muitos, então cuide para sempre estar com uma barba bonita e uma pele saudável.

Fonte de pesquisa e reprodução parcial do texto: UOL

8 comentários :

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!