Olá pessoas vaidosas. A gente sempre ouve frases do tipo "é preciso comer com equilíbrio" ou "o prato deve ser o mais colorido e cru possível" ou até mesmo "coma mais frutas e vegetais e evite os industrializados". Tudo isso só significa uma coisa: ser saudável e evitar problemas futuros.
A má alimentação, tanto na vertente de comer muito, comer pouco ou comer de forma errada e desequilibrada tem um alto preço a saúde. Além de coisas terríveis, como infarto, câncer, diabetes e várias outras que nos leva a morte, o não comer bem também está associado a pelo menos mil doenças que tem relação clara com essa má alimentação.
Abaixo mostraremos 8 sinais visíveis que o corpo mostra quando começa a faltar vitaminas, porém, vale dizer que muito desses sinais pode não ter relação nenhuma com pendências de nutrientes e sim outros problemas de saúde ainda mais graves. Na dúvida, procure seu médico sempre.
1. Queda ou Enfraquecimento Capilar
Razão: pode ser a falta de Vit. B7 (biotina), uma das vitaminas mais importantes para a formação e manutenção da pele, cabelos e unhas.
O que fazer: coma mais amêndoas, soja, batatas, bananas, cenoura, ervilhas e aveia e converse com seu médico sobre uma provável suplementação da B7.
2. Cãibras Recorrentes
Razão: a cãibra é uma dor horrível e pode lhe atormentar pela falta de 3 substâncias - o magnésio, cálcio e potássio. Além da deficiência desses três ativos citados, a cãibra pode vir pela prática de exercícios contantes, já que tais vitaminas se perdem e são eliminadas no suor.
O que fazer: coma mais nozes (como amêndoas e avelãs), abóbora, banana e maçã e sempre realize um bom alongamento antes das práticas de esportes e exercícios. Caso essa dor sempre venha no meio da noite, faça o alongamento na cama, alguns minutinhos antes de dormir.
Razão: novamente a culpa pode ser a falta de vitamina B7, mais conhecida como Biotina. No caso 1 acima, citamos além do cabelo a importância dessa substância para pele e unhas saudáveis. Nossos corpos armazenam muitas vitaminas lipossolúveis (A, E, K, D), mas as vitaminas do grupo B precisam ser constantemente repostas.
O que fazer: ingira mais cogumelos, batatas, queijo, ovos cozidos, espinafre e couve-flor e caso tenha observado uma decadência sem muita explicação não só na pele, mas também cabelo e unhas, procure um médico, talvez seja preciso entrar com uma suplementação por algum tempo.
4. Dormências em Partes do Corpo
Razão: isso pode ser a falta de diversas vitaminas do grupo B, sendo elas - B6, B12 e B9 (ácido fólico). Estas vitaminas influenciam a produção de células sanguíneas saudáveis que são necessárias para o transporte de oxigênio.
O que fazer: procure comer mais feijões, frutas cítricas, frutos do mar e aves.
5. Leves Inchaços e Manchinhas nos Quadris e Mãos
Razão: isso pode ser a falta de Vit. A, D e ácidos graxos.
O que fazer: tente diminuir a quantidade de gordura trans consumida. Você deve comer muito salmão e nozes. Não se esqueça da vitamina A que é encontrada em vegetais como cenoura e pimentão.
Razão: talvez o que você precise nesta questão seja de mais vitamina B12 .
O que fazer: inclua mais fontes de vitaminas em sua dieta. Há muita B12 em fígado de vaca e frango, leite, salmão, atum e carneiro.
7. Dentes Manchados
Razão: deficiência de vitamina D causa essas manchas estranhas. Pesquisas mostraram que pessoas que não têm vitamina D freqüentemente sofrem de periodontite, uma infecção na boca que pode ser muito grave.
O que fazer: uma dieta que inclui alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D é muito importante para a saúde dos dentes. Coma produtos lácteos, arroz integral, tomate, feijão, peixe, frutas cítricas e uvas.
8. Boca Rachada nas Laterais
Razão: rachaduras nos cantos da boca indicam que o corpo não possui vitaminas... Adivinha? De novo algumas vitaminas do complexo B, sendo elas - B3, B2 e B12 que são ricas em ferro e zinco.
O que fazer: tente comer mais aves, peixe (salmão), ovos, feijões e nozes. Também recomendamos a combinação desses alimentos com vegetais, pois a vitamina C ajuda a combater infecções e melhora o metabolismo do ferro.
Fonte: Bright Side.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
ATENÇÃO, antes de comentar:
Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!