quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Que Os Clareadores Realmente Fazem? E Os Riscos Da Hidroquinona

Olá pessoas vaidosas. O que realmente fazem os clareadores na sua pele? E a hidroquinona? Para quem não sabe, hidroquinona é o componente mais prescrito pelos dermatos no Brasil quando o assunto é mancha, mas o que poucos sabem é o risco que vem sendo estudado deste componente, que inclusive é proibido em alguns países como a França. Que ele é o melhor clareador, disso ninguém mais tem duvida, mas quais efeitos que ele pode trazer a sua pele? Na verdade a hidroquinona ainda vem sendo muito estudada e reavaliada pelos seus possíveis danos, a substância ainda apresenta um alto grau de rejeição na pele dos pacientes, às vezes se tornando um produto insuportável de usar.

Hidroquinona

Nesta postagem resolvi repassar um texto escrito pelo The New York Times, cujo assunto é clareadores no geral, abordando também a hidroquinona, achei o texto muito esclarecedor, por isso resolvi compartilhar:

O que os clareadores realmente fazem?
Em um país que se orgulha de sua mistura de etnias, uma tendência de beleza estranha está surgindo. De repente, uma série de novos cremes faciais e géis promete “brancura” ou “clareamento”.

A Clinique produz o Active White, a Dior tem o DiorSnow e em setembro, a linha White Lucent da Shiseido estará nas lojas. No último ano e meio, pelo menos 30 produtos deste tipo entraram no mercado, de acordo com a Global New Products Database, da Mintel, que acompanha a indústria de cosméticos. As lojas Sephora registraram um aumento de 40% nas vendas de branqueadores de pele desde o meio do ano passado, disse Allison Slater, vice-presidente de marketing de vendas da rede.

Clareamento da pele pode lembrar imagens de gueixas ou de kabukis. Na verdade, o conceito vem mesmo do Japão, onde branqueadores há tempos são campeões de vendas. “Historicamente, as mulheres asiáticas sempre foram obcecadas por peles brancas como o lírio, associada à alta-classe, em oposição a aqueles que precisavam trabalhar nos campos”, disse a Dra. Min-Wei Christine Lee, dermatologista e diretora da East Bay Laser and Skin Care Center, em Walnut Creek, Califórnia.

Hidroquinona

Mas os novos produtos branqueadores para a pele, diferente dos para os dentes, não são projetados para realmente clarear. Eles meramente igualam o tom da pele, principalmente ao diminuir manchas escuras, pintas, sardas, marcas de idade e melasmas (a máscara escura que às vezes aparece na testa e bochechas de mulheres durante a gravidez ou quando tomam pílulas de controle de natalidade). Alguns dos produtos também visam disfarçar tons desiguais ao mascarar peles mais luminosas.

“A palavra ‘branco’ é meio imprópria”, disse Jean Bellard, responsável por treinar consultores de beleza da Shiseido.

Por anos, dermatologistas retiravam, ou pelo menos reduziam, manchas pretas na pele ao usar cremes sob prescrição, produtos químicos ou laser. Esses tratamentos ainda oferecem resultados mais dramáticos do que os novos branqueadores em todo o país.

Pintas e manchas na pele ocorrem quando hormônios ou longa exposição ao sol afetam as células chamadas melanócitos, que fabricam o pigmento. “Quando um malnócito é danificado, ele não produz mais uma quantidade normal de pigmentação”, disse Elaine Linker, co-fundadora da Doctor's Dermatologic Formula, que produz um clareador chamado Fade Gel 4.

Esses melanócitos tendem a produzir cor demais, uma condição que médicos referem como hiper-pigmentação. Que causa manchas e pintas escuras na pele.

Hidroquinona

Como mulheres com pele relativamente escura possuem mais pigmento, a hiper-pigmentação ocorre mais freqüentemente do que em mulheres com peles mais claras. “Se eu pegar uma espinha e estourá-la, eu acabo com uma marca mais escura do que o resto do meu rosto”, disse Terrie Clarke, editora de revista em Nova York que é negra. Ela disse que os novos produtos ajudaram a igualar melhor sua pele.

Como os branqueadores funcionam? Alguns contêm hidroquinona, o mesmo ingrediente ativo usado em cremes removedores de manchas sob prescrição, como o Lustra, Tri-Luma e o EpiQuin Micro. A hidroquinona trabalha dentro dos melanócitos ao suprimir a tirosinase, uma enzima necessária para a criação de melanina. Produtos para venda como o Fade Gel 4 e o Pigment of Your Imagination, da Philosophy, contêm 2% de soluções de hidroquinona, metade da concentração usada em marcas sob prescrição.

A hidroquinona é conhecida por irritar algumas peles e torná-las mais sensível ao sol. Preocupações do consumidor sobre os efeitos colaterais e sobre relatos de que o produto químico pode estar conectado a problemas de saúde em animais de laboratório levaram muitas companhias a evitar usá-lo em produtos branqueadores.

Ao invés disso, elas usam substâncias naturais como extrato de licopódio, ácido azelaico, extratos de amora e novas misturas que dizem suprimir a produção de melanina sem efeitos colaterais. O White Lucent, da Shiseido, usa um ingrediente próprio chamado Spot Deacti-Complex, por exemplo, enquanto os últimos produtos usam nucleotídeos anti-seqüenciais, um supressor de melanina derivado de plantas.

Hidroquinona

Mas alguns médicos questionam se esses ingredientes funcionam tão bem como a hidroquinona. “A hidroquinona ainda é considerada ser o melhor padrão de tratamento contra a hiper-pigmentação”, disse a Dra. Susan C. Taylor, dermatologista na Filadélfia e autora de “Brown Skin: Dr. Susan Taylor's Prescription for Flawless Skin, Hair and Nails”.

Ingredientes secundários em branqueadores incluem ácido glicólico, retinol, ácidos lácteos e ácidos frutíferos, que esfoliam a pele.

Ao tornar a pele sensível ao sol, a hidroquinona pode deixá-la mais vulnerável aos mesmos problemas que ela deveria tratar. Médicos recomendam um uso vigilante de protetores solares junto com a hidroquinona, mas também recomendam deixar de usar a hidroquinona durante o verão. Mesmo assim, os produtos deveriam ser usados por apenas entre 30 e 60 dias, não mais do que três vezes ao ano, disse Linker da DDF. Produtos sem hidroquinona são considerados seguros para uso em longo-prazo.

“As mulheres precisam ficar alertas que, qualquer produto, se usado inapropriadamente, pode irritar a pele e no final das contas tornar o que tentam tratar ainda pior”, disse Taylor. Ela recomenda interromper o uso de cremes branqueadores se ocorrer coceira, vermelhidão ou inflamação.

Mulheres com pele mais escura buscam soluções clareadoras mais fortes e podem ficar tentadas a usá-las demais, disse o Dr. Rebat M. Halder, dermatologista e diretor do Ethnic Skin Research Institute da Howard University, em Washington.

“Na África, existem loções com até 20% de hidroquinona que causam resultados devastadores”, disse Halder. E esses produtos às vezes chegam até os EUA. “Um raro efeito colateral da hidroquinona é uma condição chamada ocronose exógena, que é o escurecimento permanente da pele. Quanto maior a concentração, maior o risco”.

Alguns estudos em laboratório encontraram evidências ligando a hidroquinona ao câncer, problemas de fígado e produção de tumores em ratos. “A hidroquinona passa rapidamente pela pele e entra no sangue, e foi mostrado que causa danos ao DNA”, disse Tim Kropp, cientista da Environmental Working Group, organização que analisa os riscos de produtos químicos em produtos.

Mas Taylor disse que os estudos em humanos mostraram que a hidroquinona é segura. “Como médicos”, ela disse, “sabemos que freqüentemente não existe uma ligação direta entre estudos com animais e resultados em humanos”.

Mulheres grávidas ou tomando suplementos hormonais podem achar os cremes branqueadores inúteis.

“Nada disso funciona se você estiver tomando hormônios”, disse Lee. “Os hormônios podem deixar a pigmentação cada vez pior, então há risco de mais efeitos colaterais”.

Muitos médicos dizem que esses produtos à venda são um fraco substituto para tratamentos médicos, especialmente para melasmas, um dos problemas mais teimosos.

Às vezes, nem mesmo tratamentos profissionais são eficientes.

“Eu tenho pele clara e um melasma complicado que peguei usando o Depo-Provera”, uma pílula anticoncepcional, disse Caroline Di Giulio, 37, de Los Angeles. Ela tentou tratamentos com laser, mas em um mês as manchas voltaram com a mesma formação. Peeling funcionou um pouco, assim como o Retin-A, que ajuda a esfoliação da pele. Mas agora Di Giulio está grávida, e seu melasma voltou com força total.

“Eu tentei de tudo e gastei tanto dinheiro”, ela disse. “Depois da minha gravidez, eu planejo voltar para o Retin-A e realmente ficar longo de sol”.

Se você gostou deste texto, então certamente irá adorar o 25 Tops Ativos Que Clareiam a Pele. Conheça o Poder e Opções no Combate as Machas e Tons Irregulares.

Fonte The New York Times traduzida Pharmecum

71 comentários :

  1. Oláa, excelente seu blog!!! Muito informativo e atual, só há uma correção nesse artigo..o termo correto é "melanócitos" e não "malnocitos".

    ResponderExcluir
  2. Querida Marcela, realmente você estava certa, que maravilhoso ter leitoras como você! O erro já foi sanado! Muito Obrigado pelos elogios. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Edu, blz...na adolescência, qdo vem as primeiras descobertas , vem junto as primeiras espinhas, onde muitos tb desenvolvem acne....comigo não foi diferente e comecei pela linha Clean Clear ,com sabonete (fraquinho), tonico(que me manchou toda a pele) e Hidratante (Um dos melhore até hoje e barato), Por conseguinte useu linha populares como Loreal, Avon, Natura, Nivea...Só então qdo vi que os resultados não eram significativos e qdo que alguns até pioravamo quadro da minha pele OLEOSA com acne grau 1, procurei então um Medico Dermato...Que me passou uma fórmula com ácido glicólico e Hidroquinona (péssima fórmula, uqe queimou minha pele).
    Anos se passaram e com estes, muitas expectativas a cada novo produto adquirido, e foram centenas e centenas...

    Qdo não estava procurando nenhum milagre, eis que surge na geladeira um pote de creme com hidroquinona, da minha irmã, dando sopa...como não estava usando nada nas semanas anteriores resolvi me arriscar...QUE BELEZINHA...minhapele amanheceu mais lisa e sequinha, mas me expus ao sol sem filtro e ficou um pouco vermelha (corada eu diria, tipo, tomei sol)
    Não perdi mais tempo e levei a fórmula para um Dermato prescrever p mim e ele fez uma adaptação, a fórmula ficou assim:
    Creme Base qsp
    Hidroquinona 5%
    Ácido Retinóico 0,025%
    HCT 1%
    Usei esta formula por muito tempo, mas percebia que a pele ficava sensibilizada, mesmo não tomando sol...
    Sempre achei que fora pela Hidroquinona, ou seria pela farmácia escolhida? Resolvi pedir em diferentes Farmácias e eis que em uma a fórmula ficou perfeita(e uma das mais baratos por sinal). O creme fociu super sequino e praticamente sem cheiro...posso usar uma quantidade igual e minha pele fica é mais clara a cada dia, mais luminosa e lisa e com poros mais fechados...
    Hoje uso esta fórmula que é uma mais potente:
    Creme qsp
    Hidriquinona 5%
    Ácido Retinóico 0,05%
    Alfa Bisabolol 1%
    Dizem que a hidroquinona pode ajudar ao usuário desenvolver cancer...mas hoje em dia até respirar da cancer, rs rs rs...
    Outra fórmula que uso alternadamente seria esta:
    Loção qsp
    Ácido Retinóico 0,1%
    Hidriquinona 2%
    Olha sinceramente eu já usei de Avon á La Prairie e nunca obtive resultados tão próximos da perfeição qto aos dessas fórmulas...
    Ultimante venho usado o Lancôme Visionnaire, diria que é um bom produto sim, mas o resultado é o muito semelhante a um ácido retinóico 0,025% ou ao Differin 0,1%...
    Ah e sempre pela manhã uso o Protetor Solar Sofina Jenne, que foi indicação do Fernando Goober...SÉRIO EDU, VC TEM QUE USAR ALGUM DESTE FILTROS ASIÁTICOS...eles dão de 1000 a 0 em qualquer um da Ada tina, Roc, Anthelios... ficam 10x mais mate (E O DIA TODO), acabamanto realmente aveludado e invível...O Top da blogosfera toda tá usando e os melhores são esse Jenne e tb o Biore Bright Milk.
    Por cima passo LOVE HOMME BB CREAM, da ETUDE HOUSE...Outro produto que vc tem que usar,,,,algum BB CREAM, que tem cores de base, mas este que uso é sem cor, pq é masculino e tem FPS 30...
    Minha acne desapareceu, mas qdo se investe tanto para encantar a todos pele sua Radiância Natural, tentando convencer os outros que vc pode ser melhor vem a busca pela perfeição...Hoje sei que ela não existe e busco aceitar a mim e aos outro que SÃO PELO QUE SÃO.
    ROBERTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comprei um hidroquinona,mas falaram tanto mal,que to cm medo de usar-lo oque vc me diz

      Excluir
    2. Li e achei muito interessante! Estou igual usando tudo que vejo rs….por último comprei o tonico da Kiehls porque vi num blog falando super bem que acabou com as espinhas….la fui eu! Aqui no JP super barato eu achei a Kiehls….enfim usei 1 semana meu rosto empipocou de mini espinhas com cara de bolha d’agua (não sei se são espinhas ou bolha mesmo) como vou ao dermato semana que vem….estou aqui sem saber o que usar amanhã…..Edu posta logo seu texto sobre espinhas por favor!

      Excluir
  4. Roberto, encantado com seu comentário querido! Muito conhecimento compartilhado, desta maneira o convido para escrever sobre algum desses maravilhosos produtos,menos os manipulados por favor, a não ser que você faça um post relatando a maravilha de cada principio ativo em sua pele!

    Se te interessar.... meu e-mail é edu_dudums@hotmail.com, este também é meu msn!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sera que posso usar oli ola e acido a noite por ex: Tri luna a base de hidroquinona ou vitanol A? uso anti oxidante(pycnogenol) de dia isso corta o efeito do oli ola

      Excluir
  5. Edu, sou viciado em produtos p pelem a graças a DEUS, depois de comprar e usar tudo o que eu queria (não to nem vendo, pq é minha mãe quem paga meu cartão e ela tb adora os Lancôme e La Prairie da vida... e qdo não gosto de produto eu não insisto no uso, passo logo p irmã, irmão, namorada, até a emprega daqui ganha muita coisa minha, ou...uso somente no pescoço, tipo o Hidratante Hydra Zen, me promete efeito matatificado, mas fica é óleo puro (galerinha, não vamos esquecer do pescoço)....
    Sério, não existe Linha Anti Acne/oleosidade que não tenha usado (pelo menos 1 produto), se fosse p usar uma única linha, pq TODOS os produtos são alguns dos melhore que já usei, seria PURE FOCUS Lancôme, mesmo esta senda a de maior valor....mas Galera, só um Adendo...O preço que é vendida esta linha no brasil, assim como outros marcas de luxo, é um A-B-S-U-R-D-O, sério... nunca entrei numa loja aki no BRA, para pagar R$ 200,00 num produto p pele...sempre compro fora, p se ter uma idéia o mais caro desta linha que é o ANTI AGE, aki custava uns 300 e fora, no max aprox uns 80 reais...
    Então um breve comentário sobre o que achei desta Linha:
    O Gel de Limpeza é o limpador que usei que mais limpa e tb exfolia, a pele fica super, mega lisa, mas p mim não rola tanto pq limpa até D+, e não fica nada vermelha, mas sim um pouco SECA.
    O Tônico é bifásico, ou seja metade da sua fórmula é composta por Pós Matificantes, que dão acabamento mate e aveludado, embora não limpe tão bem quanto um tonico Clinique, o prefiro, pois é super suave, refrescante e o efeito "pele mate imediata" confere a ele uma característica comum aos melhores Tonicos, - Qdo o assunto é pele oleosa, claro...Todos estes tem o mesmo conceito Tônico Bifásico: Riz Rice L'occitaine, Pureness Anti Shine Shiseido, Rare Earth Kiehl's e Oily Solution Adcos. Embora prefira o Riz Rice pq é sero de alcool e o que tem mais pós matificantes.
    Qto ao FLUIDE HIDRATANT Pure Focus, hidrata e matifica equilibrdamente, ele tem efeito fórmula e efeito muito semelhante ao Effaclar M, e prefiro este mais barato pq é mais fluido e o acabamento "pele aveludada" é maior e mais natural... Já o perfume do Pure...é um terror (ruim e estranho e... nota 10 neste quesito para o Hidratante Biopur Biotherm, suave perfume cítrico que permanece um bom tempo)
    O Gel Creme Anti Age não tem nada se especial e o efeito matificante é mínimo...usei muito pouco e passei adiante...
    Agora....... Limpar: Exfoliante Facial, Clearskin Professional Avon
    Tônico: Riz Rice Toner, L’Occitaine (embora não goste muito de tônico, este tem 0 de alcool e muito pó matificante)
    Hidratante: Normactiv, Vichy Homme, mas tb gosto do Pure Focus Lâncome e Effaclar M, embora estes 2 as vezes deixem a pele um pouco ardendo (qdo estou usando ácidos)
    Olhos: Hydra Mag Stick, Vichy Homme, qto mais passo mais a pele fica LINDA instantânemente (e olha que usei quese todos da Lancôme e Biotherm, mas estes se passo alguma outra coisa por cima soltam vestígios do creme), o meu segundo queridinho é o Gel Cellular Revitalizing Eye LA Prairie...só não ficou em primeiro pq como qualquer gel, se aplicar muito (como eu gosto) ele demora p absorver e empelota, aí não dá p passar meu
    Protetor GN Shield Lancome, que protege por 12 h, bloqueia 99% os radicais livres e contém ativos que diminuem a compactação da melanina, prevenindo manchas e clareando gradativamente a pele, em 1 semana já clareou bem...mas vou logo dizendo...ele é sim um pouco oleoso, mas é totalmente invisível e não é a prova d'água, com ele se suar ele sai... mas este uso só na área dos olhos e pescoço, pq o meu querido Sofina Jenne, pode secar D+ nestas áreas...

    Roberto

    ResponderExcluir
  6. Continuando...Então, caro Edu...
    Falaste-me que caso tivesse interesse em enviar alguma resenha...mas eu sou tipo...se parar p escrever eu vou ficar tentando escrever com palavras bonitas e tal...mas qdo começo a ler os comentários de alguma resenha, seja em qualquer blog, eu quero postar o meu comentário tb....e ás vezes acabo escrevendo mais que a própia resenha...e isso é pq odeio escrever e ler então........e ás vezes sai algum erro, ou alguma incoerência e como sou meio sem noção....loco loco...não reviso o texto, pode sim ter a propriedade de usá-lo como quiser...delculpe os erros, mas o que vale é a intenção"
    Roberto

    ResponderExcluir
  7. UAL... Então Roberto! Vc escreve muito mesmo, kkk, mas enfim, onde você mora? Olha, é só vc escolher um dos produtos e escrever só dele, de uma maneira mais resumida, igual aos modelos q escrevo, enquanto a escrita, pode deixar que eu formato e arrumo qualquer coisa, escreva como achar que deva ser, de forma simples e natural, esclarecendo!

    Iria gostar bastante!

    PS: AMei a parte q é sua mãe q paga seu cartão, ela não quer adotar um outro não?

    ResponderExcluir
  8. Roberto falando da La Prairie, acho as embalagens lindas de viver, mas eles colocam umas coisas nas fórmulas que Hellooooo né. Platina? Caviar? Só pra dar um ar de exclusividade mesmo porque no fundo devem ter uma composição muito semelhante a qualquer creme da Nivea e da Eucerin, todos da mesma empresa.
    Nossa, já catei uma receita ali do Roberto com Ac retinóico 0.05%, Hidroquinona 5%, Alfa-bisabolol 1% que eu adorei. Vou mandar manipular e depois conto. Eu tenho uma amiga farmacêutica que tem horror a hidroquinona, faz a caveira pra mim. Mas depois de muito pesquisar eu cheguei a conclusão de que, isoladamente, é a substância mais eficaz pra clarear a pele e eu acredito que ela é segura sim. Tô no projeto "pele de gueixa" hihihi

    ResponderExcluir
  9. Edu dizem q a hidroquinona nao pode ser usada no verao,eu estou usando agora mas eu acho q deve ser so no rosto né?oq vc acha?Estou usando a 5% junto com acido glicolico tambem a 5% receita da minha derma so q é p/ virilhas e ela nao disse se era pra usar protetor solar.Essa parte do corpo fica 24hs coberta pelo menos a minha nao sei a dos outros rss,sera q mesmo assim tenho q usar protetor solar?Ela mandou aplicar nas manchas a noite e lavar no dia seguinte é so assim q esta na receita.Sei q vc nao e medico mas gostaria muito da sua opiniao.Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Edu, estou num dilema total, ja usei foi de tudo pra clarear umas manchinhas que andei adquirindo por falta de protetor solar. sou muito alégica e não aguento mais comprar produtos e passar mal,pesquisei no youtobe e encontrei um video muito interessante, um clareamento com o pó de arroz com sabonete líquido, a menina do video estava com o rosto branquinho, o que vc acha? aguardando sua resposta, bjus mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não conheço esse produto Carla! Um abraço.

      Excluir
    2. Ah, eh uma receita caseira essa do po de arroz... eu fiz, usei e sim, fica com um aspecto melhor a pele... clareou levemente.. pouquissima coisa... nao melhorou quase nada.. mas a pele fica com um aspecto muito bom (:
      Eu sempre faco, mas ao inves de sabonete liquido, uso argila branca..
      Uso um creme manipulado otimoooo com 6% de hidroquinona, 1% de alfa bisabolol e 0.05% de acido retinoico ... (com 20g de creme QSP..
      mas talvez seja forte pra ti... pra algumas partes do corpo tem gente que usa o Bepantol.. a pomada.. mas nao sei se pra rosto eh boa.. dizem que clareia bem, alem de hidratar...
      (:

      Excluir
  11. Edu,uma amiga minha ja foi varias vezes no dermato,para resolver o problema dela,ela sofre com a virilha escura,vc poderia indicar algum produto q talvez,ela possa pedir para seu dermato receitar,pois ela esta gastando muito,e os resultados sao pessimos,obg...

    ResponderExcluir
  12. Edu,uma amiga minha ja foi varias vezes no dermato,para resolver o problema dela,ela sofre com a virilha escura,vc poderia indicar algum produto q talvez,ela possa pedir para seu dermato receitar,pois ela esta gastando muito,e os resultados sao pessimos,obg...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ana, não posso, o Blog tem apenas como objetivo falar de uma forma geral de cosméticos e tratamentos, o melhor talvez seja ela buscar um outro médico e falar tudo que esta acontecendo. Se eu fizer isso vai parecer que estou dando uma receita médica. Um abraço.

      Excluir
    2. Ana, talvez vc possa pedir pra alguma amiga que manipule, indicar algo pra ti.. ou entao, um dermatologista.. uma amiga manipulou pra mim 6% de hidroquinona, 1% de alfa bisabolol e 0.05% de acido retinoico ... (com 20g de creme QSP) eh otimo... mas nao posso dizer oq seria bom pra ti... o melhor seria um aviso profissional... (:
      Boa sorte

      Excluir
  13. ocreme clareador se escurece pode ser usado quando ficacom uma cor marron

    ResponderExcluir
  14. Edu, estou adorando as dicas. Não conhecia o blog e agora não paro de ler... rs.
    Estou usando o anti age plus da Theraskin e quero começar a usar o triluma (que é a base de hidroquinona) também. Você sabe me dizer se existe alguma restrição para o uso dos dois juntos?
    Outra pergunta: Você tem alguma dica de produto para limpar a pele? Eu uso somente um sabonete da Neutrogena, mas não esta sendo suficiente. Queria um esfoliante e não tenho nenhuma indicação.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julieta, no Blog existe tudo separado por categoria, basta clicar em esfoliante e limpeza e ver todos os posts relacionados, ai vc escolhe um que é mais sua cara. A respeito de usar triluma com outro despigmentante, eu não faria isso, use só o triluma!

      Excluir
  15. Edu, tudo bem? Tá.. Eu sei que fiz merda. Estava usando por conta própria há algum tempo ácido retinóico em 0,5% e um sabonete pra acne com ácido salicíclico a 3%. Até aí tava tudo perfeito, até que um belo dia resolvi inovar. Fui à farmácia, comprei hidroquinona 4% e misturei com o ácido retinoico na mão e pronto! Taquei tudo no meu rosto. Agora minha pele está horrível e aqui onde eu moro não tem dermatologista (roça). No começo, minha pele estava inchada, mas já desinchou, mas agora está seeeca, parece que tenho 80 anos. Parece que está queimada, sabe? Em alguns lugares está descamando, em outros, está muito seca e parece que perdeu toda a elasticidade e oleosidade natural. Esto até com vergonha de sair na rua. A hidroquinona faz isso mesmo? Me ajuda, Edu! O que eu faço? Isso passa? Preciso ter minha linda pele macia e brilhante como uma mistura de branca de neve com gueixa. hahaha. Beijos e te acompanho sempre. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Minha nossa! Eu ficaria apavorada!!! Você tem deveria procurar um profissional o quanto antes.

      Melhoras querida.

      Excluir
    3. Olha, o melhor a fazer e usar muito protetor solar e procuar um dermatologista oa mais rapido possivel.

      Excluir
  16. Olá Cristina, tenha calma, basta interromper totalmente os dois produtos por algumas semanas e usar um hidratante leve nesses dias e evitar ao máximo o sol sempre com o suo do filro solar, eu também já misturei várias vezes os dois, mas primeiro aplicava um e depois de poucos minutos aplicava o outro na face, nunca deu problema como vc! Que pena, espero que melhore logo.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Edu, adorei o Blog.
    Recentemente fui à dermatologista e ela me receitou uma pomada manipulada a base de hidroquinona 4% , ác glicóico 10% e ác kójico 2%. Você sabe qual a ação deste ácido kójico?
    Ela receitou pra ser usado nas manchas escuras na virilha, mas disse que voltariam se eu não usar sempre um short de licra pra evitar o atrito na coxa.
    Sinceramente minha pele não teve uma boa reação à pomada, deu uma vermelhidão, coceira e umas bolinhas como se os poros tivessem inchado. Tive que suspender e está melhorando, mas queria ver o resultado, um clareamento na área por menor que seja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, o ácido kójico é um despigmentante mais natural e de ação leve, bastante usado no mundo todo!

      Excluir
    2. Oi, Mônica!
      Tenho o mesmo problema que vc e minha dermato receitou o Glyquin XM (hidroquinona 4% e ácido glicólico 10%). Achei o resultado ótimo após algum tempo de uso, clareou bastante, mas também tive a reação que vc teve: vermelhidão, coceira (teve uma noite que coçou tanto, que minha pele ficou em carne viva!). Tive que interromper o tratamento e qdo voltei à médica ela me disse que o problema é que eu havia usado qtdades maiores do que devia (na verdade, ela que não me orientou direito qto a isso). Estava disposta a voltar a usar o Glyquin, por conta dos ótimos resultados obtidos (em menor qtdade, claro, pra evitar a vermelhidão e a coceira de novo), mas desanimei totalmente qdo vi que, por ter parado de usar o medicamento por uns meses, as manchas voltaram completamente! Quer dizer que vou ter que ficar usando isso pelo resto da vida pra ter minhas virilhas claras? E a recomendação de nunca usar o produto por mais de 3 meses? E o perigo de necrose da pele? Fiquei desanimada e decidi procurar outra dermato. Foi aí que encontrei outra dermato que me disse que é possível dar uma clareada na região (usando hidroquinona mesmo), mas que essa é uma solução paleativa... Enquanto houver atrito nas virilhas, haverá manchas! =/ Foi isso que a sua dermato falou também, né? E você está usando o shortinho? Sentiu alguma melhora? Pelo menos a sua médica sugeriu o short, e a minha que falou que só emagrecendo? =/ rs

      Excluir
  19. bom dia Edu, muito interessante seu bloq... porem esta acontecendo comigo passei claquinona e minha pele esta muito vermalha com aspecto de queimada. porem só aplique 1 vez e hoje é o terceiro dia e ñ sai esse vermelhidão ...estou com medo !! ..rsrs porem confesso que usei uma camada um pouco excessiva no meu rosto. mais gostaria de saber o que eu faço para esse vermelhão sair do meu rosto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use mais por alguns dias e passe bepantol de noite, ajuda muito!!!

      Excluir
  20. Muito bom Edu seu blog!!!! Estou a procura de um bom clareador facial e como moro fora os preços são mais acessíveis. Estou com uma mancha na área do buço que acredito ser de mta depilação e não uso de proteção solar. Tem alguma marca que acredite ser mais eficiente? Andei pesquisando sobre uma tal Meladerm (http://www.civantskincare.com), e gostei muito do seu post dos 30 clareadores faciais mas confesso que fiquei bem confusa com qual comprar! hahaha
    Ja me ajudou muito e ja fiz algumas comprinhas com suas indicações como anti-sinais e etc. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, o melhor é vc buscar ajuda médica neste sentido, agradeço pelo carinho!

      Excluir
    2. Segundo minha dermato que é muito boa, Cosmelane 2 é o melhor creme clareador. Só que custa muito caro. No Brasil cerca de 350 reais...

      Excluir
  21. Edu ou Roberto, ou alguém.
    Poderiam me ajudar, to com algumas dúvidas..

    Email- renan_a007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Edu, O que você está achando do Oli Ola? Parece interessante para quem tem melasma. Bjsss... Ano seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  23. usei um mes de hidroquinona e percebi que apareceram muitas pintas , eh normal?

    ResponderExcluir
  24. Oi Edu, adorei o blog. Tenho uma dúvida, tomo anticoncepcional injetável (Mesygina), será que terei algum problema com a pele usando a hidroquinona? Pergunto por causa do paragrafo que diz:
    “Nada disso funciona se você estiver tomando hormônios”, disse Lee. “Os hormônios podem deixar a pigmentação cada vez pior, então há risco de mais efeitos colaterais”.

    OBS: Quero usar a hidroquinona para clarear a axila e virilha, pois uso prestobarba.

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Oi Edu, o que é indicado pra tratar melasma? tenho 26 anos e medo de usar certos produtos q vejo anunciando mas tenho uma horrível mancha no rosto e em um lugar bem constrangedor :S. existe algum creme que ñ pode ser usado por pessoas q utilizam métodos contraceptivos? estou muito confusa e com medo de gastar mais dinheiro a toa:'(... amo seu blog!bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confianças, mas o mais indicado mesmo é vc sempre pesquisar e ter o auxilio de um médico de ponta! Sorte no tratamento.

      Excluir
  26. Boa tarde ,

    Estou muito preocupada fui a uma dermatologista, e ela me receitou ácido azeláico 15% manipulado com hidroquinona 4 % , sinto muita ardência a pele descascou e tem uma parte visivelmente mais clara, eu só queria tratar espinhas e ela me passou isso.Ten uns dez dias de uso , estou apavorada e com medo de ficar com a pele feia.Parei o uso agora.Por favor me ajude, eu corro esse risco?

    ResponderExcluir
  27. Olá Boa Noite!
    Eu tive furúnculo na perna, e fiquei com uma mancha muito grande por usar a compressa quente, tipo uma queimadura. Gostaria que me falasse com o seu conhecimento, se posso continuar usando a hidroquinona??!!

    ResponderExcluir
  28. May, procure um médico para avaliar seu caso. Abraços.

    ResponderExcluir
  29. pelo que eu intendi nao pode usar por mais de 2 meses e isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos médicos recomendam 3 meses, outros já vão para alguns meses à mais, isso depende o profissional!

      Excluir
  30. Oi Edu, tem um mês e meio que estou na internet vendo o sofrimento de quem tem melasma. Fui diagnosticada com melasma em todo meu rosto, estou triste porque eu causei toda situação, usei acido durante anos por conta própria e acho que não me protegi o suficiente e de 5 meses pra cá percebi que minha pele do rosto estava ficando escura e meu colo muito avermelhado. Enfim, percebi que não estava me olhando a muitos anos no espelho devido uma depressão e minha auto estima baixa, e nem dei bola para o uso do acido, achando normal ... Minha pele sempre foi perfeita, sou muito branca e meu rosto era bem rosado. A dermato foi até rude, no primeiro dia ela só disse que pele quando começa a manchar é complicado e me receitou acido ritinoico durante 2 meses e antioxidante, depois de 10 dias retornei ao consultório porque ela não tinha passado nada para o colo, aí veio o que eu não queria ouvir .... Perguntei a ela: Dra essas manchas são melasma? Ela respondeu: é um melasmao ... E meu colo? Seu colo não tem tratamento isso são microvasos nem se eu fizer 5 sessões a laser vai resolver ... Te juro, desde lá quero morrer ... Minha depressão voltou mais forte que nunca!!!! Meu retorno com ela será daqui 18 dias estou com medo do que ela vai falar, e o acido que estou usando não descamou e nem deixou ressecada a pele, somente vermelha ....estou tentado marcar com outra dermato para ver se realmente é isso mesmo .... Esse meu comentário é mais um desabafo, pois não estou conseguindo viver com essa culpa de ter provocado essas manchas e você tem uma auto estima maravilhosa. Nem precisa publicar é muito baixo astral!!!! Abraço

    ResponderExcluir
  31. Amles, difícil dizer qualquer coisa neste momento, mas para tudo nesta vida existe soluções, aparência não é tudo, e veja que sou um blogueiro de cosmético, mas acalma-se, procure mais médicos, tratamentos, soluções e tenha sempre em mente que agora mais do que nunca sua proteção contra os raios UV deve ser 3 X mais potente do que pessoas sem melasma, isso estará muito mais em sua postura anti sol do que em um produto em si. Lhe desejo sorte e bom humor, afinal a vida é única. Não sofra.

    ResponderExcluir
  32. Olá Edu, usei hidroquinona em uma noite, no dia seguinte a pele vermelha e seca. pergunto-lhe: além do protetor, passo bepantol derma liquido ou em pomada? Grata
    Marcia

    ResponderExcluir
  33. Marcia, pode ser, ou o Cicaplast da La Roche.

    ResponderExcluir
  34. Olá Edu..tudo bem? Estou usando a fórmula que dermato me passou Ac. Glicólico 10%, Hidroquinona Pa 4%, Nicotinamida 4%, Alfa Bisabolol 0,6%, e Gel Base 30 gramas. Passei primeiro dia, no dia seguinte minha pele ficou vermelha na região da testa....não usei mais desde então, agora ela está seca e na região onde ficou vermelha está aspecto mais escuro. Isso é normal? Posso continuar usando? Muito obrigado Adriane

    ResponderExcluir
  35. Olá Edu. comecei passar fórmula que dermato me indicou : Ac. Glicolico 10%, Hidroquinona pa 4%, Nicotinamida 4%, Alfa Bisabolol 0,6¨%, gel em base 30 gr. No primeiro dia que passei , amanheci com testa super vermelha, agora ela está com aspecto seco e mais escura onde ocorreu o vermelhidão, é normal isso ocorrer?? Posso continuar usando? Tenho medo de ficar essa mancha mais escura? Antes ela me passou essa fórmula: Ac. Glicólico 2% Ac. Kojico 2%, Arbutin 1%, Alfa Bisabolol 1%, Hidroquinona 4% e creme gel....usei por 3 meses, deu uma melhora razoável...E não aconteceu nada que está acontecendo agora de pele ficar assim, seca e mais escura. Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Adriene, tente mais alguns dias, caso os efeitos sejam de fato ruins, volte ao médico!

    ResponderExcluir
  37. Oi Edu, como vai? Gente! Como eu não te encontrei antes?Faz muito tempo que luto contra as terríveis manchas do meu rosto.Elas somem e voltam com força total. Vou tentar agora usando o Vitanol-A.Achei seu blog o máximo.Parabéns.Bj.

    ResponderExcluir



  38. Olá,Duka! Descobri seu blog hoje,amei! vc poderia mim tem ou indica uma formula hidratante corporal clareadora(olha a confiança que vc recebeu de mim kkkkkkk).Vc é dermatologista é?brigadão.Aguardo.

    ResponderExcluir
  39. Não sou Alinne e também não indico nada de forma pontual a ninguém, para consultoria de beleza e tratamentos, procure seu médico e/ou esteticista. Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Olá, meu nome é Ana Cláudia, gostaria de saber se eu comprar o Hidroquinona na Farmácia com qual creme noturno para o rosto posso usar junto com o Hidroquinona, visto que minha pele é seca, e tenho somente um pouco de sardas no rosto, no colo tenho bastante e nas pernas também tenho um pouco. Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Usei a hidroquinona e clareou muito do lado da bochecha direita com o pescoço o que faço estou disesperado

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!