sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Solução Para Rugas, Acnes, Manchas e Cicatrizes Difíceis | Peeling e Suas Aplicações

Olá pessoas vaidosas. Hoje é mais um texto bem bacana sobre peelings e uma explicação simples de como obter uma pele mais perfeita e resolver problemas mais complexos e variados.

A Solução Para Rugas, Manchas e Cicatrizes Difíceis

O peeling químico, também chamado de quimiocirurgia ou quimioesfoliação, é uma prática cada vez mais frequente em clínicas de estética. Apesar de haver diferentes intensidades de peeling, dividindo-se em superficiais, médios ou profundos, a ação é sempre a mesma. O processo químico do peeling constitui-se no rompimento da camada mais externa da pele (a chamada camada córnea), através de agentes químicos, em geral ácidos combinados, o que provoca uma esfoliação, havendo uma remoção dessa camada mais externa. Depois esses agentes químicos passam a agir onde há a lesão, causando uma necrosia na parte da pele que apresenta rugas, manchas, estrias ou cicatrizes. E após essa necrosia ocorrerá, então, um processo inflamatório que irá induzir a produção de colágeno novo, substância fundamental na derme.

Além disso, ele estimula também a angiogênese, que é a proliferação de novos vasos sanguíneos, oxigenando melhor aquele tecido. Segundo a médica dermatologista e atual doutoranda em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, dra. Vanessa Zagne Bauk, o procedimento para a realização do peeling é muito simples. — Primeiramente é necessário que o paciente esteja fazendo o uso de medicações tópicas cerca de um mês antes de realizar o peeling. Depois, já no consultório, após lavar bem o rosto do paciente de maneira que não reste nenhum resíduo, o peeling é realizado. Primeiramente, o de cristal é feito, depois o peeling químico, aplicando os ácidos. — esclarece a doutora.

A Solução Para Rugas, Manchas e Cicatrizes Difíceis

O peeling de cristal, que já foi chamado nos EUA de o “peeling da hora do almoço”, é um peeling físico que, segundo Vanessa, não é nada agressivo; a partir do momento que causa apenas um pouco de vermelhidão e uma descamação muito leve. Ele é realizado através do auxílio de um aparelho, que possui um sistema a vácuo, e pulveriza micro-cristais de óxido de alumínio, fazendo uma espécie de “lixamento” da pele. — O problema do peeling de cristal é que o ganho para o paciente é muito pequeno. O ganho direto é que a pele fica macia, mais lisa, e aumenta-se a penetração das medicações tópicas que o paciente usa em casa. Mas é bom que ele seja utilizado, na realidade, como um peeling adicional, antes de se realizar as sessões de peeling químico; já que o peeling de cristal aumenta a penetração do peeling químico, proporcionado uma resposta melhor para aquele paciente. — explica Vanessa.

A profundidade e o tipo de combinação certa de peeling, apenas poderão ser indicados a partir de uma avaliação médica da pele do paciente. Eles serão escolhidos, então, de acordo com o tipo de pele do paciente, o problema que possui, e a tolerância de cada um. Por exemplo, se o paciente tem manchas, o médico vai escolher o peeling específico para manchas. Se a preocupação maior é com o rejuvenescimento e a textura da pele, será indicado um peeling próprio para rugas. Sendo que as concentrações dos ácidos variam também de acordo com a profundidade que se quer atingir. — Há o peeling muito superficial, que atinge somente a camada córnea, camada mais externa da epiderme. O peeling superficial, que engloba toda a epiderme indo até sua última camada, que é a camada de células basais. O peeling médio, que abrange toda a epiderme atingindo a derme papilar, que é a camada mais superficial da derme.

A Solução Para Rugas, Manchas e Cicatrizes Difíceis

E os profundos, que chegam à derme reticular, a parte mais profunda da derme. — esclarece a médica. Após a realização do peeling, o paciente terá uma descamação e, dependendo da intensidade do peeling, pode apresentar áreas realmente lesadas, ficando desnudas e muito sensíveis. Se for um peeling superficial, o paciente terá uma descamação e vermelhidão leves. Mas se for um peeling mais profundo, os médicos orientam alguns dias de repouso, uma vez que a lesão na pele será maior. Os principais cuidados que o paciente deve ter nos primeiros dias após a realização devem ser: evitar ao máximo o sol, sempre que sair na rua usar filtro solar, e passar emolientes, que são substâncias que hidratam a pele que está descamando. Além disso, em caso de ardência, deve colocar gelo no local. — Na realidade, o filtro solar deve ser orientado ao paciente desde a primeira consulta.

Uma vez que é muito importante para proteger a pele da radiação ultravioleta, câncer de pele, manchas e foto-envelhecimento. — sublinha Vanessa. Além disso, no período de recuperação dos peelings mais profundos é importante que o paciente não faça muita mímica com o rosto, ou seja, não use muitas expressões faciais. Porque vai haver a formação de crostas, a fim de proteger a pele nova que está nascendo embaixo, e essas crostas não devem ser destacadas precocemente. — Alguns peelings descamam logo no segundo dia, outros só começam a descamar de 3 a 5 dias. Sendo que o tempo de recuperação do peeling superficial é de no máximo uma semana, já no peeling médio e profundo, o tempo médio é de 15 dias. — explica a doutora. É importante ter em vista, também, que nem sempre uma sessão pode resolver o problema.

A Solução Para Rugas, Manchas e Cicatrizes Difíceis

“No caso do peeling superficial, o ideal é o paciente fazer de 5 a 10 sessões, para obter um resultado satisfatório, e então repetir a série uma vez por ano, sendo que cada sessão é feita de 15 em 15 dias. No caso do médio, que tem um efeito mais prolongado, o bom é que seja feita uma única sessão de 6 em 6 meses. Já o peeling profundo, por ser muito mais complexo, rejuvenesce mesmo, então às vezes o paciente nem precisa de outra sessão”, diz Vanessa. Para que o resultado do peeling se mantenha por mais tempo, o paciente não deve em hipótese alguma sair de casa sem filtro solar, ou ter uma exposição exagerada ao sol. Além da necessidade de dar continuidade ao tratamento da pele, através do uso de medicações tópicas em casa, que podem ser compostas de ácido retinóico, glicólico, vitamina C, entre outros. Sendo que “esse uso contínuo é necessário para continuar estimulando a produção de colágeno, e impedir a pigmentação”, conclui a médica.

Não deixe também de ler: Peeling de Fenol | Adeus Todas as Manchas da Pele, Rugas, Flacidez, Espinhas e Qualquer Outra Imperfeição Facial | 15 Anos Mais Jovem

Flávia Fontinhas Fonte: Olhar Virtual da UFRJ

7 comentários :

  1. Adorei o post Edu :)
    Já marquei com minha dermatologista uma consulta com a intenção de fazer um peeling. Tenho que aproveitar o inverno aqui do sul!

    ResponderExcluir
  2. Edu me ajuda preciso de um bb cream p homem moreno pensei no fasio cor 3 ou vc me sugire um outro

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu, adoro seu blog, hj c tempo p comentar, ufa!
    Eu super recomendo peeling com uma ressalva, sempre em clinicas c dermato ou cirurgião plastico responsavel. Eu tive uma pele muito comprometida pela acne e o peeling de retinoico com salicilico salvou a minha pele. A recuperação é d mais ou menos 8 dias, sempre aproveitava as férias p fazer o procedimento pq realmente fica muito feio, o inverno é a melhor época. Uma colega de trabalho estava c um melasma na bochecha e fez peeling de cristal e outros mais fracos e a mancha so aumentou pq sensibilizou a pele, eu indiquei o dermato q fez m mim e ela obteve sucesso. Qualquer peeling ajuda a pele cansada, envelhecida ou doente (acne e manchas), o inconveniente dos mais fracos é que quem realiza o procedimento geralmente sao esteticistas e as vezes n estao preparadas para faze-lo, eu mesma ja tive um problema numa clinica q a profissional pressionou muito e ralou, pigmentando, so consegui resolver um ano depois com tres sessoes de peeling retinoico com salicilico, por isso, eu sempre prefiro o medico, ou pelo menos uma clinica de estetica c medico responsavel que te avalie. Hj em dia muitas clinicas de estetica oferecem o procedimento e n tem um medico que te avalie e acompanhe. Para ter bom resultado é preciso preparar a pele com acido pelo menos por uns dez dias e qdo descamar continuar usando por um periodo. Peeling é igual vc de pele renovada!!!

    ResponderExcluir
  4. Verdade cacau, mas já conheço tudo isso que vc me disse, e de fato é ótimo usar ácido retinóico por exemplo alguns dias antes para potencializar, a escolha de um profissional adequado é muito das vezes a chave para um procedimento mais adequado! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem, Edu?

    Eu não faria esse peeling com a idade que tenho (32 anos), deixaria para fazer lá pelos 55-60 anos. Vou te dizer o por quê. Na verdade, o Fenol além de tirar manchas, rugas, poros dilatados, entre outras coisas desagradáveis, ele tira a opacidade da pele, deixando-a muito brilhosa. Para quem não tem uma pele muito opaca, o efeito ultra-brilhoso é antinatural e, por isso mesmo, ao invés de rejuvenescer, envelhece. É bom ter cautela.

    Mas adorei sua publicação sobre o tema. Aliás, parabéns pelo blog, curto muito ele e estou sempre por aqui.

    Um grande abraço e que a beleza esteja com você! rsrs

    Manu

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!