segunda-feira, 14 de outubro de 2013

25 Tops Ativos Que Clareiam a Pele | Conheça o Poder e Opções no Combate as Machas e Tons Irregulares

Olá pessoas vaidosas. O Vaidade Derme fez um MEGA post com os mais utilizados e populares ingredientes clareadores. O texto é sobre os principais ativos antimanchas existentes nos cosméticos atuais. Uma leitura mais técnica, porém mostrado numa linguagem de fácil compreensão, assim você conhece melhor as formulações dos produtos e pode fazer uma melhor escolha para seu tratamento, que na maioria das vezes é tão complicado para 'apagar' os variados tipos de manchas que se encontram principalmente na região facial.

Clareamento de Pele

Alpha-Arbutin: É um ativo hidrossolúvel despigmentante da pele, promovendo um tom uniforme em todos os tipos de pele. alpha-Arbutin promove o bloqueio da biossíntese epidérmica de melanina, pois inibe a oxidação enzimátima da tirosina a Dopa. É um alfa-glicosídeo da hidroquinona, o que oferece uma estabilidade, e eficácia, maior do que a da forma beta, de beta-Arbutin. Dessa forma, temos um ativo clareador da pele, que atua de forma mais rápida e eficaz, minimizando as manchas já existentes e reduzindo o grau de bronzeamento da pele após a exposição a radiação ultra-violeta.

HentoWhite: Derivado de resorcinol, não só reduz a atividade da tirosinase ( enzima envolvida na síntese de pigmento), mas atua de forma sinérgica antes, durante e após o processo de melanogênese ( produção do pigmento melanina). Indicado para combater manchas causadas pela idade e pelo fotoenvelhecimento, manchas provenientes da depilação, normalmente nas axilas e virilhas. O produto espanhol foi testado e comprovado, além de não causar irriitação nem citotoxicidade.

Melfade J: Composto por um complexo vegetal extraído da uva- ursi e associado com fosfato de ascorbil magnésio, o que tem efeito antioxidante e estabilizante. inibe o progresso do escurecimento da pele, como também reduz efetivamente a pigmentação existente, deixa uniforme a tonalidade da pele, ou seja, possui a capacidade de inibir em 100 % a tirosinase e degradar naturalmente a melanina já existente na pele. Indicado para todos os tipos de formulações clareadoras de pele.

Clareamento de Pele

Arbutin: Um poderoso despigmentante de origem natural com excelente performance comprovada. Ele foi criado para acabar com os inconvenientes técnicos de um dos mais eficientes despigmentantes do mercado, a Hidroquinona. Além da sua elevada instabilidade na presença de luz, a Hidroquinona também apresenta caráter lesivo quando em contato com a pele. Este derivado estável da Hidroquinona age bloqueando a ação da tirosinase, sem causar irritação. Ele impede a produção de melanina no ponto da aplicação. O resultado é o desaparecimento visível das manchas sem provocar efeitos tóxicos no usuário. Arbutin apresenta menor probabilidade de provocar hipopigmentação irreversível. Além disso, ele é facilmente incorporado em muitos tipos de bases, conferindo maior estabilidade ao produto final. A ação despigmentante do Arbutin é maior do que a do Ácido Kójico e do Fosfato de Ascorbil Magnésio (Vitamina C Estabilizada).

Clariskin: Um despigmentante inovador de origem natural. Extraído do gérmen de trigo, este produto inovador distingue-se como um ativo capaz de controlar o processo de melanogênese, possuindo efeito clareador. Clariskin deve ser utilizado na concentração de 3% a 5% em cremes, géis e loções e pode ser incorporado em produtos para o rosto e corpo.

Idebenona: Um derivado sintético da coenzima Q10, o antioxidante da membrana celular e constituinte essencial da cadeia do transporte de elétrons nas mitocôndrias. A idebenona é um antioxidante potente que inibe a peroxidação lipídica, protegendo assim membranas celulares e mitocôndrias frente à lesão oxidativa. Age como potente antioxidante frente à peroxidação lipídica,  protetor das membranas celulares e mitocôndrias, quando aplicada topicamente na pele, promove redução de rugas e clareamento da pele.

Melawhite: É um despigmentante funcional, que atua como inibidor específico e competitivo da tirosinase, diminuindo a formação do pigmento da pele, a melanina. Sendo assim, o melawhite minimiza o bronzeamento da pele e pigmentações pré-existentes e pós adquiridas, como sardas, manchas senis e etc. O Melawhite é composto de peptídeos fracionados, leucocyte extract. A tirosinase é uma enzima que inicia a formação da melanina, pigmento que determina a cor  da nossa pele, cabelos e olhos. A desaceleração seletiva do bronzeamento da pele ou a prevenção da formação de manchas pode ser conseguida com a inibição dessa enzima, que atua no início da melanogênese.

Clareamento de Pele

Whitessence: É um agente despigmentante natural extraído das sementes da jaca asiática. As proteínas específicas de Whitessence inibem a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos. A redução da quantidade de melanina na superfície cutânea resulta em clareamento cutâneo. As sementes da jaca contêm altos níveis de proteínas, as quais se encontram concentradas em Whitessence™.Segundo estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Mulawarman, Indonésia, os polifenóis extraídos desse fruto apresentam propriedades inibitórias da biossíntese de melanina em culturas de células, ou seja, despigmentando as manchas. 

Isocell Citrus: Um poderoso agente clareador cutâneo baseado em extrato de citrofavonóides da casca do limão, microencapsulados em membrana biomimética, desenvolvido pela empresa francesa Lucas Meyer. O extrato vegetal é carreado para a pele via vetorização pelos fosfolipídeos, o que promove um aumento de sua biodisponibilidade.

Antipollon: Possui a propriedade de adsorver a melanina, o que não é verificado com o silicato de alumínio sintético comumente encontrado no mercado, nem com o silicato de alumínio natural. Além de adsorver e descarregar o excesso de melanina, não possui qualquer efeito sensibilizante ou irritativo. Concentração usual : É indicado em concentrações que variam entre 1,0 e 5,0 % em cremes, loções e suspensões aquosas. Em associações com outros despigmentantes pode se utilizar a 0,5%.

Clareamento de Pele

Skin Whitening Complex: Um fitocomplexo balanceado, que atua de forma complementar em diferentes 
pontos do processo de pigmentação da pele (atividade clareadora e suavizante da pele, que atua não apenas sobre o mecanismo de síntese de Melanina, mas também tem a capacidade de descolorir o pigmento que já está formado na pele) tendo eficácia comparável à da Hidroquinona. Sua composição reúne extratos cuidadosamente selecionados, que atuam de forma complementar em diferentes pontos do processo de pigmentação da pele: Extrato de Uva-Ursi: rico em arbutin natural, um derivado de hidroquinona estável e não-irritante. Esse extrato é capaz de provocar a descoloração da melanina já formada e de inibir a formação de nova melanina (inibição competitiva da enzima tirosinase), biofermentado de Aspergillus: quela o íon Cobre, que é essencial para a atividade da Tirosina; Com isso, provoca inibição da enzima e, em consequência, inibe a formação de nova melanina,  extrato de Grapefruit: rico em ácidos cítricos e málico, promove uma exfoliação suave, ajudando a remover células pigmentadas e melhorando o aspecto geral da epiderme, extrato de Arroz: rico em OLIGOSSACARÍDEOS, que dão propriedades suavizantes e hidratantes ao complexo. 

Biosome C: É um despigmentante lipossomado, que traz consigo este um grande diferencial, trata-se de uma dispersão aquosa de um tipo de vitamina C estável (ascorbil fosfato de sódio) com acetato de tocoferol (vitamina E). Este princípio ativo, além de clarear a pele, possui atividade antioxidante que causa um grande sinergismo ao ativo, agindo na inibição da tirosinase, nos melanócitos. Quimicamente é estável em pH de 5 a 9 e, preferencialmente, deve ser veiculado em géis não iônicos ou loções não iônicas, com baixo teor de tensoativo.

Biowhite: É um efetivo despigmentante formulado através de extratos de plantas, é 200 vezes menos tóxico que a Hidroquinona e não irrita a pele. Biowhite inibe a Tirosinase, através do sinergismo deste complexo botânico. Biowhite representa um novo conceito em ativos despigmentantes da pele. Sua 
altíssima atividade foi medida mesmo a baixas concentrações aplicadas. Sua ação baseia-se na inibição da síntese de melanina inativando a tirosinase. Possui ação anti-radical livre e ação antiinflamatória reduzindo as irritações da pele e minimizando assim eczemas, comedões e descamações.

Ácido Kójico: é uma substância muito famosa produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque. A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O ácido kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, 
possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o ácido kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico. Ácido Kójico age inibindo a formação da melanina. Ele quela os íons cobre e bloqueia a ação da tirosinase, acabando com as manchas. O efeito do Ácido Kójico ocorrerá após 2 a 4 semanas de uso contínuo. Algumas pessoas podem demorar um pouco mais, especialmente aquelas com pele oleosa ou muito espessa. Os resultados vão melhorando à medida que se continua a aplicação por até 6 meses. A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O ácido kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. 

Clareamento de Pele

Azeloglicina: É o ácido azeláico solúvel. O ácido azeláico é um dos ativos mais conhecidos no mundo pela sua eficácia no combate à acne suave e moderada, além de outras desordens epidérmicas. É o único produto capaz de reduzir eficientemente os níveis de ácidos graxos livres no sebo, ao mesmo tempo em que reduz o número de Propionibacterium e micrococci intrafoliculares, sem interferir na produção sebácea normal. Tem potencial terapêutico na rosácea e nas desordens hiperpigmentantes. Do ponto de vista químico, Azeloglicina guarda todas as características do ácido azeláico insolúvel, somando a ele aspectos de um surfactante. Azeloglicina pode ser considerada um emulsionante hidrofílico; uma importante característica quando se fala da aplicação do ácido azeláico em produtos cosméticos. Azeloglicina interfere na patogenesia da acne por sua propriedade anti-queratinizante, antibacteriana e antiinflamatória. Acredita-se que a sua ação ocorra pela redução da síntese protéica nas células. Sabe-se que o efeito redutor da Azeloglicina sobre os ácidos graxos se deve à inibição competitiva da 5-alfa-redutase, bloqueando a conversão da testosterona a diidrotestosterona (DHT). A sua maior ação normalizadora de lipídeos é detectada na região da testa e do queixo. Azeloglicina é um agente anti-queratinizante devido ao seu efeito citostático antiproliferativo sobre os queratinócitos.

Ácido Fítico: Possui propriedades de ser um excelente inibidor de tirosinase (enzima que atua na produção de pigmentos na pele ) trabalhando no clareamento de manchas hipercrômicas de diversas etiologias de uma forma segura e progressiva. Também pode ser usado como um agente clareador da pele em programas onde estão indicados peelings superficiais com ácido glicólico, uma hidratação por dois a três dias deve ser realizada após este peeling e só então, no quarto dia é iniciado o uso diário do creme contendo o ácido fítico/ácido glicólico. Para peles que apresentam grande sensibilidade é também indicado, podendo ser utilizado em peles com discreto grau de eritema (como no pós operatório de peeling com laser CO2 ).

Antipollon HT: Possui a propriedade de adsorver a melanina, o que não é verificado com o silicato de alumínio sintético comumente encontrado no mercado, nem com o silicato de alumínio natural. Além de adsorver e descarregar o excesso de melanina, não possui qualquer efeito sensibilizante ou irritativo. É indicado em concentrações que variam entre 1,0 e 5,0 % em cremes, loções e suspensões aquosas. Em associações com outros despigmentantes pode se utilizar a 0,5%.

Aqua Licorice PT: É um potente clareador natural, pois inibe a enzima tirosinase, inibindo a síntese de melanina. Possui atividade semelhante a Superóxido Desmutase (SOD), enzima específica na eliminação do radical ânion superóxido. A eliminação dessa forma ativa de O2 pela enzima SOD está intimamente relacionada no processo de formação de lipoperóxidos. Aqua Licorice PT possui atividade anti-oxidativa, por inibir a produção de lipoperóxidos, que estão diretamente relacionados ao processo de envelhecimento cutâneo, câncer de pele e inflamação da pele pelos raios solares. Aqua Licorice PT é bacteriostático, possui excelente atividade anti-microbiana. As bactérias na pele decompõem o sebo e o suor secretado na pele, produzindo odor e produtos decompostos que irritam a pele e causam prurido.

Clareamento de Pele

Cosmocair C 250: Agente despigmentante que equilibra a sintese da melanina e regula a passagem da melanina para as células da epiderme. É indicado para o tratamento de hipercromias e formulações clareadoras de manchas de pele, pode ser usado sozinho ou associado com outros despigmentantes. O Cosmocair C250 impede a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos e inibe moderadamente a atividade da tirosinase. Atua por dois mecanismos de ações diferentes na melanogênese, sendo efetivo no clareamento de manchas de pele.

Chromabright: Desenvolvido na Espanha, Chromabright diminuiu 72% das manchas de pele e 67% de lentigo (manchas tipo sardas) em testes realizados com 20 voluntários. Os resultados puderem ser perceptíveis em 30 dias. Além disso, apresentou ação protetora contra os danos da radiação solar. Sua eficácia ocorre pois este ativo inibe a ação da tirosinase (enzima envolvida no processo de pigmentação da pele) e a melanogênese (processo de formação de melanina, pigmento que dá coloração a pele).

Nikkol VC-IP: É a vitamina C na forma de éster, o tetraisopalmitato de ascorbila, o qual apresenta, além da lipossolubilidade, estabilidade ao calor, sendo capaz de suportar temperaturas superiores a 200 °C e excelente absorção percutânea, sendo decomposto em Vitamina C livre após absorção pela pele, altamente estável. Derivado da Vitamina C lipossolúvel. Ativo cosmecêutico multifuncional que pode ser usado durante o dia.

Adenin: Ativo regenerador de fibroblastos, capaz de atrasar e reverter as mudanças celulares relacionadas à idade. Devido às ações clareadora, antioxidante e hidratante, formulações tópicas contendo Adenin revertem parte dos sinais de uma pele crono e fotodanificada sem causar irritação ou fotossensibilidade, comuns aos tratamentos com alguns ácidos e substâncias esfoliantes.Adenin é indicado para o rejuvenescimento (ou prevenção do envelhecimento) e clareamento da pele, podendo ser utilizado, de 0,005 a 0,1%, em qualquer idade, em loções ou cremes com pH final de 7 a 7,5.

Clareamento de Pele

Hidroquinona: O Ativo mais famoso do mundo para clareamento, até mesmo o anal, considerado por muitos como o composto mais eficaz para finalidades despigmentantes. É um composto orgânico aromático, é um difenol, substância eminente redutora. A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque. O composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina. Para melhor compreensão da hidroquinona, sugiro este texto mais completo

Ácido Retinóico: Mais utilizada em associação a outros ativos clareadores. É a forma oxidada da vitamina A. É um dos compostos atuais mais utilizados contra os efeitos do envelhecimento precoce e tratamento da pele acneica. Promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele. Outra função atribuída é a de reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e ainda melhorar a irrigação da derme. Esse tratamento pode ser feito no rosto, pescoço, colo e mãos, em concentrações diferentes. Para saber tudo sobre o ácido retinóico, é indispensável a leitura deste texto

Vitamina C (ácido ascórbico): É sempre uma boa pedida, o bom é que este ácido pode ser usado já por peles muito jovens até as mais velhas, não descama ou resseca e aparentemente não existe contra indicação. Uma das substâncias preferidas pelos dermatos, muito seguro para se usar e trás resultados mais rápidos em comparação aos outros ácidos, seus benefícios são variados e de extrema importância para garantir uma pele mais bela em muitos aspectos e por mais tempo. O assunto é um pouco mais vasto, então não deixe de ler este texto

Se você curtiu este texto, certamente você irá adorar o post: 30 Opções de Clareadores Faciais | Luta Contra Manchas. Aproveite e se informe mais. 

Fonte: Este post teve como apoio várias referências online, tendo como principal fonte a Dermage, que dispõe de vários links de estudo na área cosmética.  

19 comentários :

  1. Olá Edu
    Ótimo post,por sinal.
    mas tenho uma duvida, vc esqueceu o ácido mandelico ,ou ele não se enquadra no quesito clareadores?

    ResponderExcluir
  2. Eliana, não é que eu esqueci, o objetivo não era falar de todos os ácidos possíveis para clarear, kkk, tive que fazer uma seleção. Mas uma ótima dica também para os leitores pesquisarem sobre. Obrigado pelo carinho! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edu!

    Excelente post mesmo, de grande ajuda. Combinado com o "30 Opções de Clareadores" não tem como dar errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Regina, informação clara e objetiva é tudo. Que bom que gostou!

      Excluir
  4. Edu, o ácido tranexâmico não deveria estar nessa lista?
    Esse post caiu como uma luva para mim, porque estou tendo muitas espinhas de motivação desconhecida(nunca fui de tê-las...). E elas estou deixando muitas marcas já que minha pele tende a pigmentar demais.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o objetivo não era colocar todos os ácidos, apenas mostrar várias opções!

      Excluir
  5. olá edu,
    todas servem para clarear axilas, virilhas, manchinhas nas pernas e joelho?

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a maioria seja útil para isso também, mas o melhor para este caso tão específico, é procurar ajuda médica!

    ResponderExcluir
  7. Ola,gostaria de saber qual é o melhore entre todos esses citados?Realmente tem efeito?

    ResponderExcluir
  8. Lukas, não tem melhor ou pior, depende de suas necessidades, ai entra as combinações, modo de uso, concertações, acidez, ponto de vista de médicos e etc.

    ResponderExcluir
  9. qual desses vc acha que seria o mais recomendado pra remover aquele bronzeado qe o sol deixa nos braços Edu? Penso eu que a hidroquinona nao é necessario pra isso apesar de ser a mais eficiente

    ResponderExcluir
  10. Tiago, isto é bastante relativo, se for só um simples bronzeado, um bom FPS aplicado todos os dias deve melhorar, procure seu médico! Abração.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Infelizmente, desconheço algo que possa acelerar o clareamento da reação escurecida da picada! Procure outro profissional, talvez um caminho diferente possa ser mais útil! Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Ola estou gravida e gostaria de saber se tem algum claredor que posso usar ,meu rosto esta manchando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovana, a maioria é proibido, mas você pode conversar com seu médico dermatologista e ver uma saída mais tranquila!

      Excluir
  13. ola tenho manchas nas bochechas elas são avermelhadas como se fossem queimadura de sol orriveis! qual acido voçe recomendaria? minha dermatologista receitou-me um creme com base em ( 15%ureia, VIT A100000ui; VIT D 400000; 0,5% alantoina ; creme não iônico qsp 100gr aplicar 1x ao dia) o que achas deste creme? sera mesmo eficaz? (OBSERVE MINHA FOTO DE PERFIO)

    ResponderExcluir
  14. Olá, qual é melhor para tratar manchas de acne e melasma ? obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi Edu! além da hidroquinona, algum outro serve para clareamento íntimo (anal, virilha)?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!